Os melhores livros do mundo... para mim





Em homenagem ao Dia Internacional do Livro, decidi separar para vocês os cinco livros que mais me marcaram, e um pouquinho da minha história com eles. Ao longo dos meus anos como leitora, já li bastante livros que amei perdidamente, mas nem todos me marcaram como esses que eu trouxe para vocês. Me digam o que acham e, o mais importante, aqueles que também marcaram vocês!

  • 5: Marley & Eu
O primeiro livro que me fez chorar, essa é sua característica mais marcante. Iniciei a leitura sem nenhuma noção do que aconteceria. Ainda hoje eu me pergunto o que me fez pegar esse livro numa livraria de aeroporto (tendo noção de que o preço estava muito acima do normal) enquanto eu só vasculhava as prateleiras despretensiosamente. Simplesmente me fisgou. Eu já tinha vontade de ler, mas ela aumentou exageradamente quando eu o tive em minhas mãos. Li Marley & Eu num piscar de olhos. Na época não tinha filme, nem ninguém que eu conhecesse para me alertar de que John e Marley iriam partir meu coração em vários pedacinhos. É simplesmente lindo, é a tradução de um dos amores mais puros que existem, aquele que sentimos por um animal de estimação.

  • 4: Precisamos Falar Sobre o Kevin
Kevin trouxe uma enxurrada de emoções para mim! Nunca li nada que fizesse um uso tão bonito das palavras, ainda que fosse uma história triste e medonha. Não achei que aquele livro escrito através de cartas iria tão mexer comigo, que a trajetória de uma mãe que nunca quis um filho desde o princípio iria me conquistar dessa forma. Sabemos desde o começo o que acontece no final do livro, mas mesmo assim eu fiquei sedenta pelo que acontecia naquele meio tempo, em que Eva engravida de Kevin até Kevin matar vários de seus colegas de escola. O enfoque do livro é todo em Eva, e na sua luta interna para entender seu papel como mãe.

  • 3: Antes Que Eu Vá
No começo, esse aqui me pareceu meio fútil no começo. Ele foi me conquistando página por página. Fui, aos poucos, tomando consciência da dimensão daquela história e do porquê de ela ser como ela é. Por que Sam acorda todos os dias no mesmo dia, o dia em que ela morre? Sabemos que ela tem que se redimir, que ela tem algo para consertar... mas o que? Antes Que Eu Vá me rendeu uma boa lista de quotes que até hoje, que eu, dolorosamente, tive que escolher apenas alguns para minha resenha.

  • 2: Os 13 Porquês
Um livro sobre suicídio. O único que eu já li sobre a temática, para falar a verdade. Assim como em Precisamos Falar Sobre o Kevin, também sabemos o que acontece no final, mas queremos saber o que faz com que aquilo aconteça. Os 13 Porquê são, nada menos, do que fitas cassete que contém as 13 razões pela qual Hannah se suicidou. O livro é narrado pela perspectiva de Clay, que, assim como nós, não entende o porquê de estar numa coisa tão horrível. Isso a gente só descobre no desenrolar da história. Ou melhor, das fitas.

  • 1: A Mulher do Viajante no Tempo
O melhor livro de todos os tempos, definitivamente. Eu procuro, procuro, procuro, mas não acho um livro que se iguale a essa perfeição. Uma história que fala sobre viagem no tempo e não deixa, nem por um segundo, que o leitor se perca nos vários pulos de tempo. E olhe que são vários. A Mulher do Viajante no Tempo é tão real que nem passou pela minha cabeça a pouca probabilidade daquilo tudo acontecer. O amor de Clare e Henry é tão genuíno que foi impossível que eu não me apaixonasse por eles. Audrey foi perfeita com as palavras e na construção de tudo em seu livro. Houve momentos, no meio dele, em que eu pensei que ela deixaria alguns buracos, mas tudo foi milimetricamente se encaixando. Perfeito!

Comentários via Facebook

 
Vector Credits