Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes



  • Título: Como Eu Era Antes de Você
  • Autor(a): Jojo Moyes
  • Editora: Intrínseca
  • Ano: 2013
  • Páginas: 320
  • Cortesia da Editora Intrínseca
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Uma boa lição de vida, uma história linda (porém, triste) e real. Já tinha lido um livro da Jojo Moyes, mas admito que não foi das minhas melhores leituras. Tinha chegado à conclusão, lendo A Última Carta de Amor, que a narrativa da autora era um pouco lenta, e o enredo não foi cativante o suficiente para que me prendesse nela. A sinopse de Como Eu Era Antes de Você chamou minha atenção. Fiquei feliz por dar essa segunda chance à autora.

Não espere um final feliz. Esqueça os contos de fadas. Queira a realidade quando começar a ler este livro, e esteja com a mente aberta para o que vier pela frente. Will Traynor tem tudo e não tem nada. Um advogado bem sucedido que foi traído pelo destino ao sofrer o acidente e se tornar um tetraplégico. Will, então, perdeu toda a vontade de viver, assim como sua habilidade para praticar os esportes que amava, e ficar com sua namorada. Já Lou, tem uma vida modesta, que leva com bom humor. Tudo estava indo ok, na medida do possível, ela trabalhava num café o qual amava e tem uma família grande, bagunçada, mas que ela adora. Por, também, ironia do destino, o café é fechado e Lou é obrigada a procurar por um novo emprego. Os caminhos se cruzam. Depois de várias tentativas de trabalhos, ela aceita cuidar de um tetraplégico que mal consegue dobrar os dedos por um bom pagamento.

Quem acompanha minhas resenhas já deve ter percebido o quanto eu gosto de observar a personalidade dos personagens. O ponto principal para dar a uma história sua credibilidade é vendo se o leitor consegue acreditar nos acontecimentos, fica na credibilidade de cada um dos seus personagens. Foi assim com o livro de Jojo. Pude ver o crescimento de todos eles, presenciar o amadurecimento, e a grandeza de suas atitudes, ou até mesmo chegar a momentos em que pude pensar “Essa atitude foi bem desnecessária, mas, pensando bem, talvez eu agisse da mesma forma”. Como Eu Era Antes de Você é uma história sobre mudança de vida, boa pra gente entender um pouco a perspectiva de uma pessoa que se encontra numa situação que a gente nem imagina que poderia acontecer com a gente.

A história de um amor que surge sem que nem que eles nem percebessem. Mas o livro é muito mais do que isso, ele fala de amor pela vida, e tudo aquilo que Will foi obrigado a deixar para trás quando perdeu seus movimentos. Quando Lou aceita o trabalho para cuidar dele, sabe que é apenas por seis meses, mas não sabemos apenas o porquê. Foram seis meses para fazer nascer uma amizade. Seis meses para nascer um amor. Seis meses para replantar a vontade de viver. Will tem mais do que um plano, ele tem um acordo com seus pais de que sua vida tem um prazo de validade. Seis meses. Mas, como diz a sinopse: ele não contava com o fator Lou em sua vida.

Fui despretensiosa na leitura, talvez seja por isso que ela me surpreendeu e agradou tanto. Jojo Moyes subiu muito no meu conceito, na criação de seus personagens e por todo o caminho que eles traçaram ao longo das mais de 300 páginas. Certamente, uma verdadeira lição de vida, além de um verdadeiro motivo para você tirar sua caixinha de lenços da gaveta. Preparem os corações!

Comentários via Facebook

 
Vector Credits