Resenha: A Parisiense - Ines de la Fressange e Sophie Gachet



  • Título: A Parisiense
  • Autor(a): Ines de la Fressange e Sophie Gachet
  • Editora: Intrínseca
  • Ano: 2011
  • Páginas: 240
  • Cortesia da Editora Intrínseca
Quais são os segredos do bom gosto parisiense? Ines de la Fressange – ícone da elegância na França – conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante décadas de experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir com o encanto das parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de apenas sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes. Suas fontes preferidas para verdadeiros achados e soluções de vestuário, beleza e decoração – disponíveis on-line e em Paris – são acompanhadas por fotografias de moda, nas quais a modelo é sua filha, e por desenhos assinados pela própria Ines. Esse guia inclui endereços da Paris secreta da autora: hotéis, restaurantes, spas, lugares fora do circuito turístico oficial e uma seção feita sob medida para a diversão das crianças. Escrito com humor e verve, em colaboração com a jornalista de moda da Elle, Sophie Gachet, A parisiense é o roteiro fundamental para conhecer os endereços mais charmosos da capital francesa.

Sempre fui uma grande admiradora da França, e do gosto que as pessoas que moram nela têm pela própria cultura, seja ela o seus pontos turísticos, ou seu estilo de moda, ou, sobretudo, a sua culinária. Comecei a leitura desse livro esperando conhecer um pouco mais da moda francesa. O que é que uma francesa precisa para ser considerada elegante? Me encantei quando vi que o livro não abrangia apenas o universo da moda, mas acabou sendo um grande guia dos prazeres da França.

Comecei a leitura buscando me diferenciar um pouco do estilo de livros que eu vinha lendo, querendo evitar a tão temida ressaca literária. Ele conseguiu atender aos meus pedidos, foi uma leitura despretensiosa, extremamente leve e prazerosa. Minha primeira consideração quando o livro chegou em minhas mãos foi de que se tratava de uma obra de arte. Sua capa é em um material como couro e suas folhas são como as de uma revista (couché), com as bordas meio arredondadas que dão um toque ainda mais especial à obra. Em meio a fotos e gravuras lindas que combinam do começo ao fim, a autora foi nos mostrando pouco a pouco o segredo a mulher francesa, passando pelas roupas, maquiagem até os lugares para se frequentar.

Um dos pontos positivos da obra é que não se trata de um grande catálogo cheio de propagandas e lojas onde você deve ir e comprar para entrar no estilo. Ines preza, sobretudo, pela simplicidade. Ela considera que uma mulher pode, sim, ficar bonita sem ter que comprar roupas caras, quando ela sabe como usar suas peças. Essa é a essência da mulher francesa, a autenticidade. O livro conta com a presença não só de figuras, mas de fotos também. Ines de la Fressange contou com sua filha como modelo fotográfica, andando pelas ruas de Paris, organizadas no livro com uma diagramação que lembra um scrapbook – o que é sempre um presente para os nossos olhos

Com uma linguagem bem descontraída, a autora dobra nosso desejo de visitar a França. Esqueça a Torre Eiffle, esqueça o Museu do Louvre, descubra que existem outras centenas de lugares para se visitar na França e que são igualmente maravilhosos, cafés, hotéis, lojas, tudo o que se pode imaginar. É de brilhar os olhos dos turistas sonhadores.

Devo acrescentar, ainda, um comentário. Frequentemente vemos editoras brasileiras trazendo grandes produções de fora e editando de uma forma mais simples. A Parisiense é, possivelmente, o livro mais bonito do catálogo da Editora Intrínseca (E essa é uma editora que trouxe Em Busca de WondLa!). Devo dar meus mais sinceros parabéns, é maravilhoso ter esse livro em minha estante!


Comentários via Facebook

 
Vector Credits