Os 12 melhores filmes da Pixar




Duvido que você nunca tenha assistido nenhum filme da Pixar. Mesmo sem saber que o filme é de tal estúdio. Afinal, as produções pra empresa são pra lá de boas. Vida de Inseto, Toy Store, Procurando Nemo e até o clássico Wall-E emocionam qualquer um. Seja adulto, criança, adolescente ou pra quem já passou da meia-idade.

Bom, eu andei sondando por aí e achei um blog muito legal, que inclusive, é associado ao portal do Jornal do Commercio, o NE10, daqui de Recife. O blog é o Plano Crítico e os caras responsáveis pela atualização dos posts aproveitaram o lançamento de Valente (leia sobre o lançamento aqui) e resolveram fazer uma listinha bem bacana dos melhores filmes do estúdio de animação. Há alguns que eu concordo, mas para mim, Procurando Nemo deveria ter ficado em uma posição mais privilegiada, hm.

12º LUGAR: CARROS 2 (2011)



Nenhuma surpresa aqui, não é mesmo? A continuação do que muitos já achavam até então o pior filme da Pixar acabou se mostrando como uma obra caça-níqueis do estúdio. Na estória, o caminhão reboque caipira Mate envolve-se em uma trama internacional de espionagem enquanto seu amigo Relâmpago McQueen participa de um campeonato.

11º LUGAR: CARROS (2006)



Também não é surpresa. O desenho que conta a estória de Relâmpago McQueen, um carro de corridas egocêntrico que vai parar em uma cidadezinha americana no meio da famosa Rota 66, não agradou aos críticos e aos adultos mas fez crianças do mundo todo comprarem milhares de carrinhos e outros brinquedos. Ka-ching!

10º LUGAR: VIDA DE INSETO (1998)

A re-imaginação animada e com insetos de Os Sete Samurais, em que uma trupe circense se une para defender um formigueiro de bandoleiros gafanhotos não é geralmente muito adorada, mas isso talvez tenha se dado pela obra ter seguido o que provavelmente é o filme mais importante da Pixar: Toy Story.

9º LUGAR: RATATUILLE (2007)

Só a Pixar para fazer um desenho charmoso sobre um rato (não um camundongo) Gourmet. Originalidade indiscutível, marca registrada do estúdio.

8º LUGAR: TOY STORY 2 (2009)

A continuação das aventuras dos brinquedos falantes de Andy, dessa vez enfrentando um colecionar que sequestra Woody, é fantástica e considerada por muitos (mas não por esse grupo aqui) melhor ainda que o primeiro filme.

7º LUGAR: OS INCRÍVEIS (2004)

Uma família disfuncional de super-heróis. E em um mundo em que os super-heróis foram banidos. É Watchmen para crianças! E para os adultos também.

6º LUGAR: PROCURANDO NEMO (2003)

As desventuras de Marlin, um peixe-palhaço, procurando seu filho Nemo pelo Oceano Pacífico é uma belíssima estória de amor de pai e uma ode à preservação da natureza. Personagens memoráveis como a esquecida Dory, o tubarão vegetariano Bruce e a tartaruga surfista Crush, povoam essa beleza submarina.

5º LUGAR: MONSTROS S.A. (2001)


Mike e Sully são os monstros que mais conseguem gritos de crianças para abastecer seu mundo de energia. Mas tudo muda quando os dois se deparam e se afeiçoam à Boo, uma menininha que não tem medo deles. A sequência das portas é de tirar o fôlego e de um primor técnico incrível.

4º LUGAR: TOY STORY (1995)

O filme que colocou a Pixar no mapa! E merecidamente. Os brinquedos animados, capitaneados por Woody, o cowboy e Buzz Lightyear, o soldado espacial, são realmente inesquecíveis. Mas aposto que muitos de nossos leitores acham que o desenho deveria estar mais acima na colocação. Acontece que Toy Story foi o trampolim do estúdio hoje de propriedade da Disney. A partir dele, a Pixar conseguiu criar obras ainda melhores. Mas não se enganem: deixar Toy Story em quarto lugar é uma tarefa árdua.

3º LUGAR: TOY STORY 3 (2010)

É difícil fazer uma trilogia perfeita mas a Pixar conseguiu. Toy Story 3 nos apresenta uma estória com forte tom sentimental, em que os brinquedos de Andy são doados à um orfanato e tentam desesperadamente fugir de lá. É uma lição de vida para nós e mais um triunfo do estúdio da lampadinha saltitante.

2º LUGAR: WALL-E (2008)

Vejam o risco aqui: a Pixar investiu e lançou um filme cujos 40 minutos iniciais não têm diálogo e toda a ação fica circunscrita ao que um simpático robô lixeiro faz todos os dias em um planeta Terra abandonado pelo humanos, depois de todas as suas reservas naturais terem sido esgotadas. Mais um filme com mensagem ambiental mas que é apaixonante em cada um de seus detalhes. Aprendemos a adorar até mesmo uma barata.

1º LUGAR: UP - ALTAS AVENTURAS (2009)

Pode-se dizer que Up é a primeira obra surreal da Pixar. Buñuel e Dalí ficariam orgulhosos! Mas o desenho consegue ir além do surrealismo e apresenta uma tocante estória de um sofrido e rabugento velhinho que cansou de ficar parado e decide viajar o mundo em sua própria casa, ajudado por uma infinidade de balões multi-coloridos saindo da chaminé. Ele não esperava a companhia de um escoteiro gorducho e, juntos, acabam aprendendo valiosas e lacrimosas lições de vida. Nós, os espectadores, por outro lado, aprendemos que desenho animado não é necessariamente sinônimo de “coisa só para criança”. Up é, realmente, a joia mais brilhante na já rica coroa da Pixar.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits