Resenha: A Esperança - Suzanne Collins




  • Título: A Esperança
  • Autora: Suzanne Collins
  • Editora: Rocco
  • Ano: 2011
  • Páginas: 424

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

A princípio pensei em fazer a resenha assim que terminei o livro, mas mudei de ideia assim que escrevi a primeira frase. O talento de Suzanne Collins é algo inquestionável, sem dúvida, e a série me conquistou por sua inteligência, e sua autenticidade, e com o enredo distópico. Conhecendo a autora do jeito que conheci ao ler suas obras, de forma alguma eu estava esperando um final daqueles que vemos em filmes. É de uma guerra que nós estamos falando. E, muito mais do que a guerra, é de Suzanne Collins que estamos falando, e sabemos como ela se esforça para manter os pés na realidade.

Tudo o que ela fez poderia ser perdoado pelos motivos citados no primeiro parágrafo. Mas nada foi perdoado por mim no momento em que ela fez eu me apaixonar por cada um dos personagens, até o Gale, que era quase um nada nos primeiros livros. Suzanne foi cruel e impiedosa com seus personagens, e com sua história, como se ela estivesse punindo eles. Eu posso resumir minha experiência com esse livro só através da palavra “tristeza”, passei muito mais tempo absorvendo as consequências da guerra do que vivendo ela em si. A gente vai pensando que, porque Katniss é o símbolo da revolução, que ela vai estar envolvida em todo ato de ação que ocorre na história, mas não é bem assim. A Esperança foi algo muito mais filosófico. Claro, ele tinha seus momentos, é de Jogos Vorazes que nós estamos falando.

“Fire is catching! And if we burn, you burn with us!”

Se me perguntarem se gostei ou não do livro, vou dizer que esta é uma pergunta bem complexa. Por isso, dei a ele três estrelas, nem mais, nem menos. Algo mais neutro. Talvez a autora não tenha dado o fim que eu esperava, mas devo dizer que eu não tinha algo a qual esperar, eu só torcia para que ela não fizesse exatamente o que fez. Talvez eu possa dizer que Suzanne Collins é uma autora incrível por ter conseguido me derrubar, mas não vou dizer isso por causa desse livro, não só por causa do final, mas por causa de toda a extensão dele, que é uma série de acontecimentos cruéis e desnecessários. Me pareceu muito esforço para mostrar como a vida pode chegar no fundo do poço, e como podemos perder tudo o que temos em um piscar dos olhos. E quando os personagens finalmente entenderam isso... a autora continuou a dar essas lições.

“O que eu preciso é de um dente de leão na primavera. O amarelo brilhante que significa renascimento em vez de destruição. A promessa de que a vida pode continuar, não importa o quão ruim sejam as nossas perdas. Que pode ser boa novamente.”

Jogos Vorazes sem dúvida é uma série de livros com o potencial para se tornar um “clássico contemporâneo”, certamente tem o que é preciso. Uma autora brilhante, e personagens inteligentes, que fogem da “síndrome de Bella Swan”, mas não vou negar que me decepcionei. Me decepcionei feio. Senti que os personagens se perderam, se tornaram pessoas completamente diferente. Eu sei que a guerra muda o modo de pensar e agir, mas não foi bem assim. Seria ótimo se tivesse acontecido desse jeito, se os personagens tivessem tirado alguma coisa boa de uma situação tão crítica, parece que só aprenderam quando aconteceu algo realmente grave. Quando perderam algo realmente valioso. A única coisa que me deu algum conforto, foi o epilogo.

Desculpa se eu estraguei a empolgação de vocês, mas antes que eu pudesse ler, algumas pessoas vieram me avisar do final decepcionante, o que diminuiu muito minhas expectativas. Mas eu sou eu, não é? Li várias resenhas no Skoob e vi que tiveram pessoas que adoraram, que acharam perfeito. Eu não acho que as decisões tomadas no final tenham sido de coração. O que aconteceu, como eles terminaram, pareceu conveniente, não foi realmente uma escolha de Katniss, apenas aconteceu e ela se deu por satisfeita de terem feito a escolha por ela. A personagem merecia muito mais do que isso.

Geral: (3/5)
Narrativa: (5/5)
História: (2/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Design: (5/5)
Revisão: (5/5)


Comentários via Facebook

 
Vector Credits