Indicação #04: Game Of Thrones


Bom, aqui estou eu pra falar de uma série de TV. São poucas as que eu acompanho, mas essa merece meu carinho e atenção especial. Como tudo mundo já deve ter visto, eu estou lendo o livro que inspirou a série: A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin, que faz parte da septologia (isso existe?) das Crônicas de Gelo e Fogo. A série é do canal HBO, o que já diz muita coisa. Só pras vocês terem uma ideia: só no primeiro episódio da série, o número inicial de espectadores foi de 4.2 milhões. Devo dizer que é uma coisa completamente viciante. É uma obra de arte, um esplendor de perfeição e, e... parei. Se eu pudesse passaria o dia falando da história pra todo mundo que conheço, mas ninguém iria querer ficar ouvindo, então eu resolvi escrever pra vocês. Me agüentem, porque agora que eu tenho meu espaço, eu vou escrever a lot. RISOS.

O desenvolvimento da série começou em 2007, logo após a HBO ter comprado os direitos dos sete livros das Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire). As filmagens da primeira temporada começaram em 26 de julho de 2010. A série só foi ter sua brilhante estreia no dia 17 de abril de 2011. Até lá, eu nem sabia da existência de nenhuma das obras. Foi quando Fernando, o irmão do meu amigo Felipe (aquele que me indicou Florence, haha) começou a falar que a série era muito boa e não parava de me encher de spoilers sobre a história e os personagens. Agradeço muito a ele por isso (mentira, eu odeio spoilers), haha. Enfim, um belo dia eu resolvi baixar os episódios... e *boom* me apaixonei. Não é por acaso que as primeiras resenhas da primeira temporada foram bem positivas, com os críticos notando o quão bem feito era o mundo de Westeros, os personagens convincentes, e dando atenção especial para a força dos atores mirins.

Robb e Bran quando encontram os filhotes de lobos gigantes na floresta
Pensei que escrever sobre a série fosse a coisa mais fácil do mundo, mas acreditem, não é. Eu to sentada na frente do computador há horas, pensando em como começar a escrever essa indicação e to sofrendo com isso, sério. Eu ainda não terminei de ler o livro e não queria indicar a série antes de fazer a resenha da Guerra dos Tronos, mas aqui estou eu. Falar sobre a série sem antes ter falado do livro não vai atrapalhar em nada o entendimento de vocês, acredito eu, mas vamos lá. Vou tentar não falar muuuita coisa sobre a história pra poder sobrar alguma coisa pra minha humilde resenha do livro, ok?

Jon Snow, o filho bastardo de Ned, com seu amigo da Patrulha da Noite: Sam
Devo começar dizendo que a série é muito fiel ao livro, completamente. Ambos contam a história do lord de Winterfell, Eddard Stark (Sean Bean) que a pedido do rei Robert Baratheon (Mark Addy) vira a Mão do Rei. É tipo um conselheiro mestre do rei, o que vive com ele noite e dia e que toma conta de tudo quando o rei está longe. Toma decisões e faz tudo (quase) que o todo poderoso manda. Enfim, ele é um vice-rei, vamos dizer assim, usando um termo errado, mas pra ficar mais claro pra todo mundo. Os dois homens são tão amigos que consideram-se irmãos. Os dois têm um histórico muito bonito, que envolve a família de ambos. Ned, como é conhecido Eddard é casado com a tão querida e dedicada Catelyn (Michele Fairley), que antes de se tornar uma Stark era da casa Tully.

Arya Stark e Ned Stark em cena de discussão com o rei Robert
Ned tem cinco filhos com Catelyn, fora o filho bastardo Jon Snow (Kit Harington), que por sinal, é uma dos meus preferidos. Além dele há Sansa (Sophie Turner), a patricinha detestável que só pensa em casar com o filho do rei, o príncipe Joffrey (Jack Gleeson), e ter filhos e ser a rainha e blábláblá, tem Arya (Maisie Williams), que está na minha lista de preferidas por ser uma garota metida a garoto e ser mais inteligente que o próprio pai, há também o garoto Bran (Isaac Hempstead-Wright), que é uma fofura, e há o filho mais velho, o Robb (Richard Madden), que também é uma gracinha de personagem, e por último, o pequeno Rickon, que só aparece uma vez na série. Enfim, a família do cara é grande e ele fica ainda mais atarefado depois que vira a Mão do Rei, tendo que viajar para o Sul e se afastar completamente de toda a sua família em Winterfell, que fica no Norte.

Rei Robert Baratheon em sua chegada a Winterfell
Todos os personagens são magníficos, bem construídos e a escolha dos atores foi ainda mais detalhada e rica, principalmente a do anão e irmão da rainha Cersei Lannister (Lena Headey), Tyrion Lannister (Peter Dinklage). Vocês já derem ter vistos que o ator ganhou o Emmy e o Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante. Foi mais que merecido, ele realmente dá um show! Todos os outros atores fazem um trabalho digno de interpretação de uma das melhores obras de fantasia dos últimos 50 anos.  A única coisa que me atrapalhou no entendimento da história foi a quantidade de personagens. Bom, depois que li o livro tudo ficou mais claro, e acreditem, a história é tão boa que eu to revendo a série, porque é simplesmente igual. As falas, as cenas, as descrições dos personagens e suas personalidades. Claro que muita coisa foi cortada, mas nada que realmente fizesse a diferença na história.

 O anão e irmão da rainha, Tyrion Lannister
A única diferença entre o livro e a série são as idades das crianças. Na série elas são mais velhas do que no livro. Talvez por ser mais fácil de se trabalhar e de fazer certas cenas. Game of Thrones não é uma série para crianças, definitivamente. As cenas mais difíceis de se ver são as do núcleo "bárbaro" como são conhecido o povo de Khal Drogo (Jason Mamoa), que no livro se casa com uma garota de treze anos. Bom, colocar uma garota de 13 anos pra fazer cenas de sexo com um bárbaro não seria lá muito adequado. Então a linda da Emilia Clarke foi a escolhida para interpretar Daenerys Targaryen. E ela dá show de interpretação com a sua carinha de inocente e ao mesmo tempo mandona e com o poder da moral sobre o mesquinho e sedento pelo poder do irmão Viserys Targaryen (Harry Lloyd), bom ele não é nada menos que detestável.

Daenerys Targaryen e Sor Jorah Mormont
Queria colocar algumas das minhas cenas preferidas em vídeo aqui pra vocês, mas só vou colocara alguns links, pra não ficar muito cansativo. Algumas das minhas cenas preferidas é a cena onde o mestre de dança ensina Arya a lutar com espadas. Se quiserem conferir basta clicar no link, vale a pena. E há também a cena épica onde o Tyrion é capturado por Catelyn Stark por ser acusado de ter mandado matar Bran. Outra cena muito boa é a de quando o lobo de Robb arranca o dedo de um dos seus vassalos. É simplesmente cômica e não é ironia, ok? É uma pena eu não ter encontrado todas as cenas legendadas, mas mesmo assim, vale conferir, pra sentir o clima da série.

Bom, acho que já falei demais, né? Espero que eu tenha conseguido falar pelo menos metade daquilo que eu queria e espero que vocês tenham gostado e entendido o meu vício por essa série. Claro que eu aconselho e indico que vocês leiam o livro e vejam a série. Façam como eu, veja a série primeiro, depois leia o livro e veja a série de novo, haha. Aproveitem que só tem a primeira temporada e só com dez episódios, olha que beleza! Cada um com quase uma hora, mas nada cansativo. Vale muito a pena, é leitura e visualização obrigatória. Isso é o novo Senhor dos Anéis, galere. A segunda temporada vai sair no dia 1º de Abril e eu não vejo a hora de saber o que vai acontecer aos personagens mais incríveis da literatura fantástica.

Promo da Primeira Temporada


Comentários via Facebook

 
Vector Credits