O que é o SOPA?




Acordei hoje com as pessoas que eu sigo no twitter comentando sobre algo que eu não fazia ideia do que seria: o SOPA. Fiquei intrigada, mas só dei a devida atenção assim que vi do que se tratava de verdade. Li vários artigos, alguns deles até terminando com a frase de efeito "A internet como conhecemos, pode estar chegando ao fim" para poder entender, então resolvi explicar aqui. As devidas fontes serão listadas ao fim deste post.

SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei que nasceu no Congresso Americano, e foi criado por Lamar Smith. A nova regra, que está entrar em votação ainda este mês, responsabiliza sites como Google, Facebook e Twitter pelo conteúdo postado por seus usuários, obrigando-os a tirar do ar músicas, vídeos, textos, códigos, fotos, ilustrações, qualquer coisa que seja protegida por direitos autorais. Pode ser até uma bobagem, como o fato de você postar um trecho de música em seu Twitter, eu, particularmente, faço isso mil vezes ao dia.

Algumas empresas ameaçam paralisar seus sites como um protesto a esse projeto de lei, que julgam ser um tipo de censura. Google, PayPal, Yahoo, Twitter, Facebook, Wikipedia e Amazon são apenas algumas das instituições associadas publicamente ao NetCoalition, uma associação americana que reúne empresas que são contra o SOPA. Mas toda causa tem seus antipatizantes e simpatizantes. Empresas como 3M, Adidas, Burberry, CVC, Ford, Pfizer, Philip Morris e News Corp afirma que o SOPA poderá impedir a venda ilegal de seus produtos. Ao todo, Washington recebeu ao menos 87.834 telefonemas de pessoas contrárias à lei, for uma carta enviada por um grupo de empresas composto pelo Google, Facebook, Twitter, Zynga, eBay, Mozilla, Yahoo, AOL e LinkedIn

Sergey Brin, cofundador do Google, afirmou em sua conta do Google+, que caso o SOPA seja aprovado na votação do dia 25 deste mês, os Estados Unidos se tornarão um dos países mais opressores do mundo.

O SOPA, entretanto, não prejudicará apenas os usuários americanos, uma vez que metade da infraestrutura da internet se encontra em território americano.

Os protestos podem causar o maior blecaute que a internet já viu. O objetivo da paralisação é demonstrar como os projetos de lei poderão afetar a internet.

Entenda mais sobre a lei através desse vídeo.




Fontes: Portal Bragança / VejaWikipedia

Comentários via Facebook

 
Vector Credits