Resenha: Sussurros de uma Garota Apaixonada - Mandy Porto


Oi, gente!

Nosso blog tá bem brasileiro de uns tempos para cá, hahaha, vim resenhar mais um livro brasileiro aqui pra vocês, espero que gostem. :)

Sussurros de uma garota apaixonada apresenta Brooke Watson, uma novata na Universidade de Stanford. Brooke não queria saber nada de garotos, apenas queria se concentrar nos estudos e ser uma boa médica no futuro. Danny Garcia entra em sua vida, um garoto arrogante que a maioria das pessoas da Universidade detesta. Ele é morto por um serial killer do campus e Brooke é a única que consegue vê-lo. Eles se detestam, mas deverão trabalhar juntos para descobrir quem é o assassino que está matando meninos no campus da Universidade.
E mais uma vez o amor ultrapassa os limites da morte...

Nome: Sussurros de uma Garota Apaixonada
Autor(a): Mandy Porto
Editora: Underworld

Sussurros de uma Garota Apaixonada tem um tema que me atraiu desde a primeira vez que li a sinopse, contendo sobrenatural, serial killers e um romance impossível, ainda que o último ande sendo um clichê entre os sobrenaturais. Seria um livro ótimo se não fosse uma série de fatores que foram me incomodando, fazendo que meu conceito sobre ele fosse caindo. Dei duas estrelas, ainda um pouco insegura.

De início, a perfeição de Brooke já era um problema, ela deu a impressão de ser uma pessoa idealizada pela autora, tanto em sua aparência, quanto em sua personalidade. Loira, olhos azuis, pequena, rica e muito inteligente a ponto de ser a única estudante do primeiro semestre a ser convocada para um estágio. Além de ser reservada (não tímida, como ela faz questão de enfatizar), mas essa característica some durante o livro, quando ela se mostra bem sociável, sempre confrontando as pessoas, principalmente o Danny.

Danny Garcia. Ok, ele foi um dos motivos da nota do livro ter aumentado um pouco. Ele parece ser o único personagem com o qual a Mandy Porto se preocupou em fazer uma base psicológica da sua personalidade, ainda que seja bem comum, ao menos ele tinha. Ele me fazia rir em muitas as partes do livro, fazendo, muitas vezes, fugir da monotonia. Era interessante tentar entender o que estava se passando pela cabeça dele.

Eu esperava toda uma investigação bem intrigante sobre o assassinato de Danny, mas isso não aconteceu. Os dois basicamente brigaram, conversaram e flertaram durante a metade do livro. Até que Danny de repente decide que quer descobrir seu assassino. Achei que isso deveria ter sido mais desenvolvido, além de achar a identidade do serial killer muito óbvia, a revelação foi bem chata, e a Brooke se tornou uma das personagens mais burras que já encontrei em um livro só pelo que ela fez quando descobriu quem era.

O amor do casal principal não foi nem um pouco convincente, ele veio do nada, de uma forma muito intensa e inexplicável. O livro não tem aquela essência brasileira, por se passar nos Estados Unidos e não ter nenhum vínculo com o nosso país. Mas o grande ponto positivo se dá no final. Apesar de ser uma grande fã de finais baseados na vida real, o que a Mandy criou me deixou com aquela sensação de “É, ler este livro valeu a pena.”

Deixando a história de lado, achei a narrativa um pouco fraca. Mandy fazia questão de enfatizar a beleza e todos, perdi as contas de quantas vezes li “ele é tão perfeito”, se tratando de Danny, e “frágil”, se tratando de Brooke. Muitas vezes tive a impressão de que ela estava com muita pressa de terminar a história, deixando tudo muito corrido. Encontrei diversos erros de ortografia, falta de vírgula no meio das frases e nos vocativos, e o erro mais gritante de todos: a confusão dos tempos verbais, em uma mesma frase ela colocava presente e passado. Basicamente, achei a Mandy queria correr para ter um livro publicado, sem se preocupar ele. Ouvi dizer que o livro foi escrito em poucos meses (não sei se é verdade). O livro precisava de um amadurecimento antes de ser publicado.

É uma história bem boba (e fofa), o que não seria um defeito se não contrapusesse com as cenas relacionadas a sexo, que ficaram muito sem noção, fora de contexto e até um tanto forçadas. Ela poderia ter enfatizado da atração entre o casal de uma outra maneira, se focando mais no companheirismo deles, deixando a relação física deles mais subentendida.

Ler Sussurros de uma Garota Apaixonada foi um bom passatempo, leia se você tiver um tempo livre.

Deixo, ainda, meus parabéns à Editora Underworld pelo trabalho gráfico, é perceptível a preocupação que eles tiveram em deixar o livro muito bem trabalhado. As flores no início dos capítulos ficaram muito lindas.
Geral: (2/5)
Narrativa: (3/5)
História: (3/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Capa: (5/5)
Diagramação: (4/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits