Cinema: As Coisas Impossíveis do Amor



Assisti esse filme na semana passada, e me lembro perfeitamente da primeira coisa que eu pensei quando os créditos começaram a subir "Fazia um bom tempo que eu não assistia um filme tão emocionante." Eu tive que vir fazer uma crítica dele, eu tinha que indicar esse filme para as outras pessoas! :)

Emilia (Natalie Portman) é uma jovem advogada recém-formada e recém-casada com Jack (Scott Cohen), chefe da firma em que trabalha. A vida parecia perfeita, até o bebê que ela acabara de dar a luz morrer. Para tentar esquecer sua dor, Emilia tenta se relacionar melhor com o filho do primeiro casamento de Jack, reatar os laços com seu próprio pai e tentar superar todas as brigas com Carolyn (Lisa Kudrow), a ex-mulher traída do seu marido. "As Coisas Impossíveis do Amor" é uma emocionante história de superação de todas as dificuldades impostas pelo amor.

As Coisas Impossíveis do Amor não se trata de um romance épico como eu pensei quando li o título de primeira. Ele fala da superação de uma mulher que perdeu a filha que tinha três dias de vida, lutando com a angústia dentro de si. A história já se inicia com a bebê (Isabel) morta, começando já com um dos assuntos principais: a relação conturbada de Emilia com o filho do primeiro casamento do seu marido, e sua ex-mulher, que foi traída (interpretada pela Lisa Kudrow, que mostrou ser muito maior do que a Pheobe Buffay* que conhecemos).

Apesar do filme não possuir um roteiro extraordinário, eu vi em Emilia uma pessoa real, uma pessoa sofrendo, claro que tudo isso foi reforçado pela atuação genial de Natalie Portman. Era como sentir a dor da própria personagem, e aprender que cada pessoa tem uma maneira diferente de extravasá-la, mas sempre precisando das pessoas à nossa volta que nos ajudam a nos libertar e entender que a vida continua, apesar de deixarmos um pedaço para trás. Tudo isso tratado com sutileza, os fatos são trazidos a nós com calma, cada flashback a seu momento, deixando umas dúvidas para serem tiradas no final, como o motivo da morte de Isabel.

Me emocionou bastante, principalmente a relação de Emilia com o enteado Charlie (que possui uma personalidade linda, sendo a chave principal entre a dor e a alegria da madrasta), mas é um filme que precisa de paciência, ele é calmo, parado, sendo considerado monótono por algumas pessoas. Ele trás uma lição muito bonita, vale muito à pena.

William: O que você acha que aconteceu com a Isabel quando ela morreu?
Emilia: Eu não sei. Acho que ela só deixou de existir. Acho que o que a tornava diferente de todo o mundo desapareceu junto com ela.
William: Não. Estamos estudando religiões na escola, e os budistas acreditam na reencarnação. Quer dizer que, quando alguém morre, pode voltar como outra pessoa, e você pode encontrar essa pessoa morta um dia e pensar "Ei, eu gosto muito dessa pessoa!", mas sem saber o porquê.


*Pheobe Buffay é um dos personagens principais da série americana Friends (finalizada).

Comentários via Facebook

 
Vector Credits