Resenha: Pacto Secreto - Eliane Quintella


Olá, pessoas!
Vim comemorar o oficial início das minhas férias aqui, postando uma resenha para vocês :)
Espero que gostem.


Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...

Nome: Pacto Secreto.
Autor(a): Eliane Quintella.
Editora: Novo Século

A primeira coisa que me veio à cabeça quando comecei a ler esse livro foi: “que coragem!” Afinal, vivemos em um país religioso, embora não sejam todas as pessoas que visitam a igreja frequentemente, a maioria dos brasileiros, assim como eu, tem a sua fé em Deus. Com isso, é duro ler um livro em que os personagens fazem más insinuações sobre aquilo que viemos sendo ensinados desde crianças, sobre como Deus está olhando e sempre olhará por nós.

A personagem principal, Valentina é apresentada a esse mundo através do contato com um tal cara que insiste em não revelar seu nome, ela, então, o apelida de Enviado. Ele a apresenta teorias e visões novas sobre as passagens mais importantes da Bíblia, revelando o outro lado das histórias em que acreditamos. Tudo isso para que Valentina passe a considerar assinar um Pacto com o diabo (ou Satan, como eles o chamam), que promete melhorias em sua vida. Valentina pode ser linda, jovem, rica e muito inteligente, mas três anos atrás aconteceu um acidente, e ela desde então, se culpa. Tudo o que ela queria é reparar o que aconteceu. E isso finalmente se tornou possível, através do pacto.

Pacto Secreto é um livro para pessoas que tenham a mente aberta, que estejam dispostas a olhar as perspectivas de outra pessoa. Percebi isso logo no começo do livro, o que fez com que eu aproveitasse mais o livro.

De início, fiquei um pouco incomodada com a Valentina lamentando com tanta frequência, uma vez que o acidente tinha acontecido já alguns anos. Tudo bem, ela estava se sentindo culpada, mas não é muito normal uma pessoa se lamentar com tanta constância sobre algo que aconteceu três anos atrás. Fora isso, achei os diálogos também um pouco fracos, faltava um pouco de espontaneidade. Talvez seja por isso que não consegui me apegar a nenhum dos personagens.

Entretanto, foi muito interessante entrar no raciocínio que Eliane Quintella criou. Ainda que a história tenha ficado um pouco parada no começo, focando-se apenas nas pesquisas de Valentina sobre as histórias da Bíblia, fico muito feliz por ter a paciência de passar essa fase do livro e chegar a este final surpreendente. O livro se mostrou muito mais reflexivo, contrapondo com a ação que eu esperava, levando seu tema em consideração. Eu realmente fiquei na dúvida se ela assinaria ou não o pacto, pois a personagem deixava clara a sua dúvida e insegurança. Quero muito, muito, muito ler a continuação do livro, pois o mesmo parou na parte que eu tanto ansiei enquanto lia.

Por fim, eu agradeço a Eliane por ter incluído nosso blog e escolhido ele, entre outros, para ajudá-la na divulgação no seu novo livro.
Geral: (3/5)
Narrativa: (3/5)
História: (4/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Capa: (5/5)
Diagramação: (4/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits