Resenha: A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger



"Te amo, sempre. O tempo não é nada."

Essa resenha vai ficar enorme, mas eu não me importo, tenho muito o que falar desse livro. :D Sinopse aqui.

Na minha lista das “5 melhores sensações do mundo” está “terminar de ler um livro e descobrir que ele é o seu novo preferido.” E foi o que senti quando fechei esse livro às 5 da manhã e uma dor de cabeça por ter chorado a noite inteira. A última vez que eu tinha chorado assim foi com Marley & Eu, não sou muito sensível! Mas não pensem que é porque tem um final feliz ou triste. É porque ele tem um final real, apesar do enredo ser uma ficção. É revoltante, e nos faz pensar que existem coisas que estão fora do nosso alcance. Não podemos fazer nada a não ser sentar e esperar.

A primeira vez que ouvi falar de A Mulher do Viajante no Tempo pensei logo que seria um livro extremamente confuso e eu, com a magnitude da minha lerdeza, ficaria mais perdida que cego em tiroteio... ou Henry no tempo, haha. Mas foi o contrário. Audrey levou o livro com facilidade e leveza, deixando clara toda sua teoria de viagem no tempo, que nos deixa revoltados às vezes ao ver que Henry não pode alterar nada em seu passado, apenas assistir as coisas se repetirem em sua frente. Algumas terríveis que ele não pode impedir.

Mas ainda assim não foi isso o que me deixou maravilhada, e sim o controle que Audrey tem sobre sua história, chegavam certas partes em que eu pensava “ah, mas e aquele acontecimento de 1960 e poucos? Ela se esqueceu de explicar.” Mas ela esperando o momento certo para as revelações. Sendo assim, descobrimos que o fato que dá final ao livro, na verdade acontece no começo dele, só que não sabemos ainda. Tanto foi que eu jurei que ficariam algumas lacunas no livro, mas TUDO foi se encaixando como se fosse um quebra cabeça.

Aconselho a ficarem atentos aos detalhes e acontecimentos que podem parecer aleatórios, esse é um livro bem detalhista, tem que prestar bem atenção nas idades deles, e nas datas. Achei isso bem tranqüilo, mas algumas pessoas acharam ruim no começo, mas se adaptaram.

Este não é um mero livro de romance em que o casal tem que enfrentar suas dificuldades. Ele nos faz pensar em como perdemos nosso tempo com tanta besteira, quando devíamos estar aproveitando cada minuto e cada segundo. Num piscar de olhos tudo pode sumir. A vida é curta demais para deixar os momentos ruins prevalecerem. Infelizmente o tempo não é nosso amigo. Henry e Clare foram prova disso.

O filme “Te Amarei para Sempre” tirou MUITOS detalhes importantes, e personagens que eu amava no livro. Como Nell, Etta, Kimy e Ben. Alterou bruscamente a aparência de outros, como Gomez e Clare (A Rachel é linda, mas é muito diferente do que o Henry descreveu). O final também ficou um pouco distorcido, mas também foi muito emocionante, não tanto quanto o livro, mais ainda assim... Fechei o livro fazendo as contas na minha cabeça de quando teria tempo para reler!

Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (5/5)
Facilidade de leitura: (4/5)
Capa: (5/5)
Diagramação: (5/5)

Aqui é o trailer, mas não aconselho assistir se não tiver lido o livro.








Comentários via Facebook

 
Vector Credits