Top 5: Livros para começar a ler em inglês




Eu me lembro exatamente do momento em que decidi que teria que criar coragem e começar a ler livros em inglês. Livros de verdade, não aquelas versões reduzidas de Alice's Adventures in Wonderland ou Peter Pan que meus professores do curso de inglês passavam pra gente, para que fizéssemos uma apresentação ao final do semestre. Não! Eu queria a continuação das minhas séries preferidas, que tanto demoravam a chegar ao Brasil (felizmente, o mercado editorial vem se expandindo tanto a ponto de mal termos que esperar por uma continuação!), eu queria conhecer autores novos dos quais os vlogs literários estrangeiros que acompanho tanto falavam, e não ter que ficar enviando e-mails pras editoras pedindo para que eles logo publiquem.

Pois é, eu comecei errado e quase desanimo! O primeiro livro que li em inglês foi Crescendo, da Becca Fitzpatrick. Queria alguém para me dizer o que ler, e como ler (como a Babi Lorentz fez nesse post no blog dela). Fiquei bem angustiada, achando que todos os meus estudos foram em vão, pois lia de forma muito lenta e, a cada parágrafo, tinha alguma palavra que eu queria jogar no Google Tradutor - e vale salientar que nem todas as palavras tinham uma tradução muito clara. Por isso, eu resolvi vir aqui dar umas dicas dos livros em inglês que foram mais tranquilos nas minhas leituras, que seriam ótimos para quem está querendo começar agora.



Livro rápido, com personagens jovens e vários diálogos. Foi bom ler algo com parágrafos longos que me deixasse cansada com tanta divagação. O mistério é um fator que dificulta um pouco a leitura, pois os personagens estão constantemente buscando e recebendo novas informações, por isso, o livro da Sara é o quinto da minha lista.



Quando eu estava considerando começar a ler em inglês, já tinha na cabeça que ler um livro de fantasia como da Rowling ou do Tolkien seria um grande desafio, devido às palavras inusitadas e o ambiente estranho. Quando peguei Os Contos de Beedle, vi que não era nada disso que eu estava pensando (apesar de ainda achar Tolkien em inglês um bicho de sete cabeças!). O livro é pequeno, com vários contos divertidos (e bonitos) numa linguagem bem simples (afinal, ele foi escrito para crianças bruxas, não é?) que me encantou bastante.



O único livro da Meg que li em inglês e constatei o que eu já imaginei: uma linguagem simples e bem divertida. Na verdade, eu li o segundo volume da série e achei a linguagem super fluida. Overbite (segundo voluma da história) foi mais um dos casos de desespero no qual eu não consegui esperar pelo lançamento no Brasil. Apesar de não ter o melhor dos finais de séries, foi um que li bem rápido (e sem precisar da ajuda do Google Tradutor!), sem contar que é bem gostoso de se ler, e ainda tem um triângulo amoroso que eu adoro.



Só li dois livros em inglês do John Green, este e Looking for Alaska. Este segundo foi bem complicado, pois, para quem leu, sabe que Alaska é daqueles livros para fazer o leitor pensar e chorar (muito!). An Abundance of Katherines, por outro lado, foi um livro bem leve, com personagens divertidos. Tudo bem que, dos livros do John, foi o que menos gostei, mas não deixar de ser um livro muito bom, um must read. :) Para quem gosta do John, para quê ler os livros traduzidos se você pode provas das suas palavras lindas, em inglês?



Eu não poderia eleger outro para o topo da minha lista! Tweet Heart foi um dos primeiros que li em inglês, e foi lido em apenas dois dias. Ele é especial pois é escrito através de postagens nas redes sociais (Twitter) e em blogs, com diálogos rápidos e ainda sim personagens cativantes. Ele é bem legal, também, para aqueles que querem aprender um pouco da linguagem de internet que os estrangeiros usam, pois o livro é cheio dessas. Nada que comprometa o entendimento, eu garanto!





Comentários via Facebook

 
Vector Credits