Top 5: Piores e melhores (quase) namorados nos livros




Parafraseando o velho ditado, antes atrasada do que nunca, estou aqui com um post que pensei para aqueles que, como eu, também namoram seus personagens de livros. Mas já parou para pensar nos que você mais ama? Aposto que sim. E nos que você mais detesta? Talvez não. Eu posso admitir que nunca parei para classificá-los. Para mim, era desgosto e ponto, sem parar para pensar muito neles.

Em homenagem ao dia dos namorados (que, graças a minha semana de provas, passei sem o meu), resolvi colocá-los numa lista, os meus preferidos e os menos queridos. Vamos ver se vocês concordam comigo?


#5 Edward Cullen (Saga Crepúsculo)
Tudo bem, quem não quer um cara bem cavalheiro para nos proteger de todos os perigos que o mundo tem aí para nos oferecer? Eu quero! Mas eu quero com moderação. Por favor, Edward, deixa Bella respirar e fazer suas decisões sozinha! Claro que, no auge dos meus 15 anos, quando li a bendita saga, eu sonhava e suspirava por Edward Cullen, o corajoso vampiro que trata sua amada como uma frágil pétala de rosa. Com o passar do tempo, minha perspectiva foi mudando e o vampiro já não era aquela Brastemp toda que eu achava no começo. Não demorou para começar a dar raiva. De certa forma, o protagonista super-protetor e sua namorada obedientemente super-protegida foi o que mais terminou criando esse meu desamor pela saga.

#5 Kent (Antes Que Eu Vá)
Para quem não leu este livro lindo, vou simplificar a beleza desse personagem. Kent nunca foi namorado de Sam, protagonista do livro, mas sempre cultivou aquele carinho dentro dele, mesmo quando ela se tornou popular e esnobe, o interesse dele não mudou de jeito nenhum. Faz tempo que li esse livro, mas me lembro como se fosse ontem de como eu me senti em relação a esse casal: carinho e indignação. Acima de qualquer acontecimento trágico que a história trouxe, foram eles dois, juntos, que fizeram dela tão linda. Antes Que Eu Vá é um dos meus livros preferidos, apesar da quantidade de futilidade dentro dele. Ele vai conquistando aos poucos, e se você não quiser namorar o Kent, namore o livro!


#4 Sin (Swoon)
Sin ama mais a vingança do que ama sua "namorada", a verdade é essa. E isso não foi o que me deixou com mais raiva dos dois - sobretudo, dele. Um casal que pareceu ter sido criado para ser uma mistura de amor e sexo, pareceu sobreviver única e exclusivamente do sexo. A autora tentava, tentava e tentava fazer com que aquela atração toda que vazia os dois se aproximassem foi o amor louco e desenfreado, mas só o que ela conseguiu passar foi atração física e desejo. Amor nenhum, em nenhuma página. Vale contextualizar que Sin é um espírito assassinado que hoje é sedento por vingança, mas, no passado, amou perdidamente uma outra mulher. Com ela, sim, ele foi homem de verdade.

#4 Doravante (Luna Clara & Apolo Onze)
Quem não quer um marido que cruzaria o mundo só para te procurar? Pois é. Doravante e Aventura foram vítima de desencontros, mas não do desamor. Foram 13 anos para cruzar o mundo, procurando sua esposa por todos os lugares, sempre determinado, nunca disposto a desistir. Lindo! Quantos caras você acha que cruzariam o mundo inteiro a cavalo atrás de sua amada? Nenhum! Luna Clara & Apolo Onze, resenhado recentemente no blog, foi um dos maiores contos de fadas (se assim posso categorizá-lo) que já li, que fala de amor verdadeiro, sem tanta inocência, mas também com pouca maldade. Nenhuma página tirou o sorriso que elas mesmas me presentearam.


#3 Lucius Vladescu (Como Se Livrar de um Vampiro Apaixonado)
Pois é, outro vampiro! Já mencionei a minha insatisfação com Lucius em outra lista que fiz recentemente, mas sempre vale reforçar. Lucius é, definitivamente, o personagem mais egoísta que selecionei para a lista. Em todas as páginas do livro, não pude deixar de notar que, em nenhum momento, ele colocou a vontade da mulher que amava acima da sua. Sempre foi o que ele quis, quando ele quis, sem espaço para negociações. Tem coisa pior? Tem! Ele não fazia isso porque ele precisava, para protegê-la, como constantemente vemos nos livros por aí. Não mesmo! Se Lucius a presenteava ou a destratava era em favor de seus caprichos. Um protagonista melhor construído teria mudado o rumo da prosa.

#3 Daniel (Sábado à Noite)
Outro que amou sem pedir nada em troca. Ele amou de longe, fez música, enviou cartas e alimentou o ego enorme de Amanda. E, quando ele teve a oportunidade de ser feliz ao lado dela, ele amou de perto, mas do jeito que ela propôs. Ele aceitou que eles se amassem escondidos, mesmo sabendo que isso causaria um sentimento de culpa, porque ela era popular e ele era só ele. Daniel e Amanda vão fazer você chorar de raiva, por serem tão passionais, bobos e tão vítimas dos maiores mal-entendidos que você já viu, mas eles vão ter os momentos mais lindos que não dá para contestar o fato de que eles são feitos um para o outro. Mas será que esse amor todo vai ser suficiente para fazer eles felizes, apesar das diferenças?


#2 Lucien Antonescu (Insaciável)
Último vampiro, prometo! Quem já leu Insaciável, vai me entender sem precisar explicação. Como pode um cara amar tanto que está disposto a destruir a vida da sua namorada sem parar para pensar, só para ficar com ela. Ele não tinha esse direito apenas porque ele amava ela. Meena quase não teve direito a escolha em seu triângulo amoroso. Lucien tomou todo o espaço da sua vida e, em questão de dias, ela já estava sufocada pela presença daquele amor. Desconto, entretanto, o fato de Lucien ser um príncipe que nunca soube amar, então terminou saindo das suas medidas. Mas ele também não merece uma estrelinha, não é? Faltou bom-senso!

#2 Jace Wayland (Cidade dos Ossos)
Podemos dizer que Jace mataria e morreria se fosse para salvar Clary. Nem foram necessárias muitas páginas para eu abrir e acolher Jace em meu coração. Uma personalidade forte e, ao mesmo tempo, sensível fez dele um namorado incrível, capaz de emocionar a todos nós com qualquer demonstração de afeto. Quem já leu pelo menos até o segundo volume (de seis, amém!), sabe, também, o quanto essas demonstrações partiam o nosso coração, não é? Leria Jace e Clary até o fim da vida, se Cassandra Clare estiver disposta a escrever!


#1 Ed Slarteron (Por Isso a Gente Acabou)
Como é que eu poderia finalizar essa lista sem deixar de fora a história sobre corações partidos? A história sobre duas pessoas completamente diferentes que achavam que iam enfrentar tudo e todos e que iriam ficar juntos até o fim dos tempos. Isso foi o que Min achou que eles eram. Ed partiu o coração dela, e vai partir o seu também se você ler esse livro. É isso que Daniel Handler faz, ele transporta a gente para dentro de seus livros, faz de nós personagens importantes e envolvidos, até que entregamos nossos corações. Na leitura, eu entreguei o meu para Ed, e ele me despedaçou. Fico triste só de pensar no livro.

#1 Henry DeTamble (A Mulher do Viajante no Tempo)
Meu número um tinha que ser, ninguém menos, do que o rei do altruísmo, que fez de tudo para ser o marido que Clare merecia ter, mas sem precisar fazer deles dois um casal genérico. Eles foram perfeitos. Foi mais do que uma autora tendo uma ideia brilhante para um livro de romance, foi o destino colocando aqueles dois na cabeça de Audrey Niffenegger para que ela escrevesse um livro lindo, sobre um amor que souber ultrapassar a barreira do tempo e espaço. A Mulher do Viajante no Tempo é o livro mais lindo que eu já li e vou ler da vida, Henry e Clare representam a felicidade no amor que sinto, hoje.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits