Será que os jogos e as séries estão "matando" a literatura?



Se você acha que já viu esse título em algum lugar ou que já leu algo parecido, pode ficar despreocupado que isso não é um texto plagiado. Eu li essa informação no Literatortura e como se trata de um tema que abre portas para opinar, eu resolvi passá-lo aqui para vocês. Uma campanha da Associação de Editores de Madrid sugere que atividades como jogos – sejam em mobiles ou em consoles – e seriados de televisão, estão roubando a vez do livro e matando-o. Eles se basearam na ideia de que quanto mais ocupado você estiver jogando ou assistindo séries, menos tempo você se dedicará a leitura. A foto abaixo ilustra um pássaro do Angry Bird derrubando o castelo de Dom Quixote.

A campanha faz sentido. Conheço muitos gamers, inclusive meu namorado, que deixa de ler, para jogar. Ou deixa de fazer qualquer outra coisa pra jogar. Meu irmão mais novo, de 12 anos, também é um exemplo deste caso. Já tentei fazer com que ele lesse Harry Potter enquanto ele estava zerando God of War III no Playstation ou até quando ele estava viciado em algum jogo no computador. Não tem jeito! Para quem gosta de imagem, ação e som, é difícil se desprender da frente de um computador ou de uma televisão para embarcar nas páginas "morgadas" de um livro, onde a leitura pode dar sono, preguiça ou qualquer outra coisa que faça surgir a velha desculpa "não gosto de ler".

A sorte deles, é que nenhum gosta de séries. Neste caso, a viciada sou eu. Se brincar, eu passo o dia na frente da televisão assistindo The Big Bang Theory, Two and a Half Man e Friends. Mas como meu vício em leitura é muito maior que qualquer coisa, aquele livrinho, que sempre está perto de mim, acaba me conquistando e falando mais alto que a série de televisão. Consigo equilibrar minhas duas principais fontes de entretenimento. Além disso, ainda tenho faculdade, estágio, namorado, curso no fim de semana e o pouco tempo que dedico para descansar. Bom, é uma luta diária para saber o que vem na frente, mas aprendi a distribuir as horas, e consigo até ler um livro por semana.
O personagem do Pequeno Príncipe é baleado em Call Of Duty
O legal é quando dá pra conciliar duas mídias em uma mesma história, como acontece em Game of Thrones (televisão) e As Crônicas de Gelo e Fogo (livro). Nesse caso, por falta de tempo, eu estou mais avançada na série do que nos livros porque, como vocês sabem, os livros são bem pesados e de difícil leitura. A terceira temporada já estreou e eu ainda não parei para baixar nenhum episódio, mesmo sendo minha série favorita, tanto televisionada como nas páginas. São sete livros, cinco já lançados aqui no Brasil e, até agora, eu só consegui ler o primeiro da série.
A baleia Moby Dick, da obra de Herman Melville encalhada na praia de Lost

Há também casos em que roteiros de jogos viram livros, como em Assassin's Creed, que eu também estou tentada a ler, mesmo sem ter jogado. Tenho os livros aqui em casa e meu irmão tem os jogos, então, vou acabar fazendo as duas coisas um dia, lendo e jogando. Acredito que uma coisa puxa a outra. Se eu gostar do livro, eu vou querer jogar, tenho certeza. Curto uns joguinhos de vez em quando, mas não consigo ficar viciada em nada que envolva competição, porque até certo ponto é legal, mas depois passa a ser tedioso e chato.

Concluindo, se você gosta de assistir seriados, ler livros e jogar, dedique cada dia da semana para fazer uma coisa. Assim não tem como "perder tempo" lendo, jogando ou na frente da televisão e do computador. Se você só gosta de jogos e lançaram um livro do seu game favorito, que tal dedicar um tempinho pra ler o roteiro através das páginas, hein? Não custa nada e você vai ficar ainda mais informado a respeito da história do seu personagem preferido.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits