Como avaliar um livro



Reprodução/ Tumblr

Às vezes, quando eu vou classificar algum livro no Skoob, eu fico em dúvida por várias questões. Primeiro, porque quando eu termino uma leitura, eu tenho que esperar algum tempo para poder refletir a respeito da história e o que ela passou para mim. Segundo, porque, o livro pode ter uma mensagem muito inspiradora e bonita, mas a narração nem foi lá essas coisas todas. Mas e aí, por onde a gente deve avaliar um livro? Pelo conteúdo/história, pela narrativa ou pelo design, por exemplo? Resolvi classificar a ordem de tópicos que eu considero mais importantes na hora de avaliar um livro:

1. Narrativa

Nem adianta a história ser brilhante, os personagens serem magnifícos, e a narrativa ser cansativa e chata, não é mesmo? Já peguei vários livros deste tipo, como por exemplo, Destino, que desenrola uma dispotia muito boa, mas que não atrai. A narrativa precisa conter elementos que façam você sorrir, você chorar e até ficar com medo, dependendo do gênero do livro. O autor tem que saber passar a emoção da história para a vida real. O leitor acaba se apegando ao enredo, principalmente se ele se identificar com os personagens.  

2. Impacto da história

Quando eu procuro um livro para ler, eu pesquiso algo que me faça aprender. Exceto quando estou em uma vibe mais "susssa", e prefiro um livro conhecido como "bobinho" para me divertir, e não carregar tanto minha mente. Mas de costume, escolho uma história que me faça refletir no final. Isso aconteceu comigo recentemente, quando eu terminei de ler O Enigma da Borboleta, que me fez ficar pensando em como as pessoas com TOC sofrem. O descfecho do livro foi impactante, assim como o começo da história, que me fez ficar com medo. Esses aspectom fazem com que a classificação suba bastante.

3. Originalidade

Histórias clichês são um saco, principalmente se os dois tópicos acima não forem suficientes para cobrir  a falta de originalidade do autor. Livros deste gênero costumam servir só para entreter e não para ensinar. Nem todos os livros caem no conceito de uma história boa. Quanto mais criativo e original for o enredo, mais alta será a classificação da obra.

4. Gênero

Não há como avaliar todos os livros se os gêneros forem misturados. Há quem leia um livro de ficção e o ache o melhor do mundo e, quando parte para avaliar um clássico, por exemplo, rebaixa a classificação. É interessante ficar atento aos livros que se destacam dentro dos gêneros a que se propõem. Vou dar um exemplo de distopias, já que o gênero está em alta: Jogos Vorazes x Destino: claro que Jogos Vorazes ganha nessa parada, então eu vou classificá-lo com cinco estrelas porque ele foi o melhor do gênero que eu já li até agora. No estilo romance, quem ganha, de lavada é Um Dia, em thriller, Os 13 Porquês é melhor que Bela Maldade, por exemplo.

5. Design

Pode não parecer um aspecto importante, mas a diagramação do livro é um dos tópicos a se avaliar cuidadosamente. Além das cores da capa, do desenho, da fonte e do cuidado que a editora teve na hora de pontuar cada frase, um diferencial na hora de organizar é essencial. Se um livro for uma carta, como em Por isso a Gente Acabou e As Vantagens de ser Invisível, é interessante fazer uns desenhos de riscos, por exemplo, ou até mesmo ilustrações bem trabalhadas como na obra de Daniel Handler. Há quem não ache isso válido, mas tudo fica mais legal quando ganha uma cor, isso ninguém pode negar.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits