A Lista Negra, Jennifer Brown





  • Título: A Lista Negra
  • Autor(a): Jennifer Brown
  • Editora: Gutenberg
  • Ano: 2012
  • Páginas: 272
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Um livro que cumpre muito mais do que promete. A Lista Negra tem uma premissa muito chamativa que é a de um massacre escolar através dos olhos de uma menina que pode ter sido uma vítima, uma heroína ou uma vilã. Ou talvez as três características ao mesmo tempo. Essa dúvida se passa na cabeça de todos que estavam, mesmo que minimamente, envolvido no episódio. Valerie, além de superar o trauma, ele deve arrumar um jeito de superar a desconfiança de todos, mesmo dos seus pais, e tentar seguir com a vida. Mas não é tão fácil assim como parece.

Valerie e seu namorado, Nick, tinham uma lista negra, na qual colocavam tudo e todos quem eles odiavam. Por se tratarem de pessoas fora do eixo popular, ambos sofriam bullying dentro da escola, fazendo com que muitos alunos estivessem naquela lista. Mas Valerie nunca tinha imaginado como Nick queria levar aquilo adiante, nunca cruzou seu pensamento a possibilidade de seu namorado matar aquelas pessoas, mesmo que eles falassem tanto sobre como queriam que eles morressem. Como é que ela iria saber que ele estava falando sério sobre tudo? Suicídio e assassinato. Assustador demais para parecer real.

Jennifer Brown é formada em psicologia, e exerce-a através dos seus livros. É por isso que A Lista Negra beira a perfeição, ele não pode ser classificado como um livro com um grande problema a ser resolvido, com todas as fases que devem passar pelo clímax, ele é simplesmente o retrato do que um grande trauma pode causar nas pessoas. Ninguém sabe o que pensar, e ninguém sabe o que fazer. O livro mexeu com os meus sentimentos, e foi como um peso enorme que até agora não consegui tirar do meu peito. Como é que a autora conseguiu criar algo tão humano? Como ela conseguiu fazer com que até o atirador fosse humano? Nesse livro, ninguém é vilão ou mocinho.

Para mim, ler o livro foi uma experiência tanto extraordinária quanto angustiante. Em diversos momentos me coloquei no lugar da Valerie, entendendo o que ela sentia. Ódio, mesmo que faça mal para nossa alma, não é crime nenhum, ainda mais quando aquelas pessoas pela qual se nutre o sentimento, façam-lhe mal. O crime foi o que Nick cometeu, ele deixou que aquilo lhe perturbasse a ponto de tirar a vida daquelas pessoas, sem entender que não cabe a nenhum de nós decidir quem merece o dom da vida. Valerie não sabe qual é sua posição nisso tudo, ela se divide entre o sentimento de culpa pela morte das pessoas, e de dúvida: será que, se aquela arma estivesse em sua mão, ela teria feito os disparos? Será que o desejo pela morte daquelas pessoas era o suficiente para fazer com que aquilo acontecesse. Angustia o suficiente para levar para uma vida inteira. Quando ela volta para a escola pela primeira vez, depois do massacre, ela vai descobrir que não é a única que leva o peso da culpa em suas costas. Ela vai ver que todos se culpam, de certa forma.

Desde que A Lista Negra foi lançado, chamou a atenção da blogosfera inteira, inclusive da minha. Com o tempo, foram a aparecendo novos lançamentos e esse terminou ficando esquecido. Não façam como eu. Leiam agora! Must read, definitivamente!

Comentários via Facebook

 
Vector Credits