Pensou que não ia rolar uma retrospectiva literária aqui no Books Journal, não é? E quase que não saí mesmo, haha. Mas aqui estamos cumprindo com nossas obrigações e com a curiosidade de vocês. O ano foi bem difícil pra gente, mas conseguimos deixar tudo organizado nesse finalzinho. Passamos algum tempo sem postar porque 6º período da faculdade + estágio não é fácil pra ninguém. Dificuldades à parte, vamos aos melhores livros do ano para nós do Books Journal. A ordem é a seguinte: eu e a Ju escolhemos cinco livros cada, para falar um pouco dele. Não organizamos em primeiro, segundo ou terceiro, mas sim por preferência. "Gostei desse livro, então ele vai pra lista!" Espero que vocês gostem e deem a opinião de vocês também :D E que a virada de ano seja repleta de alegrias e de novas e boas expectativas para 2013!
- Clockwork Angel (Anjo Mecânico), por Julie
- Presentes da Vida, por Kaká
A personagem principal é irritante, chata e infantil, mas a evolução de Darcy Rhone foi o que realmente me surpreendeu nesse livro. Apesar de ter lido o livro sem saber que a obra era um spin-off da outra história da Emily Giffin (O Noivo da Minha Melhor Amiga) os dramas de Darcy ficaram interessantes no final. Ela começou fútil, mimada e retardada, mas quando a maternidade bate a sua porta, tudo fica lindo e azul. Futilidades e "mimimis" à parte, a narrativa que a Emily criou é simplesmente fantástica e gostosa de ler. Uma das melhores leituras de 2012, com certeza.
- Antes que eu Vá, por Julie
- A Guerra dos Tronos, por Kaká
Podem dizer que é Harry Potter, podem dizer que é Senhor dos Anéis, mas para mim, As Crônicas de Gelo e Fogo é a melhor série de fantasia já criada. George R. R. Martin é o meu maior ídolo e conseguiu me conquistar em um piscar de olhos. Devo dizer que foi a resenha mais difícil que já escrevi em toda a minha vida de blogueira, porque sinceramente, eu não me achava à altura de opinar sobre esse gênio da literatura e ganhar credibilidade por isso. Me apaixonei novamente por personagens de livros e consegui viver no mundo de Westeros. Melhor leitura desse ano, do ano passado, do ano retrasado...
- A Culpa é das Estrelas, por Julie
- A Resposta, por Kaká
Não tenho nem como descrever a emoção o aprendizado que adquiri ao ler esse livro. Me ensinou mais que meus antigos professores do colégio. É um livro histórico, carregado de frustração e emoção. Uma obra como essa merece ganhar um lugar privilegiado na estante. Além de ter uma jornalista como uma das protagonistas as empregas negras que sofriam com o preconceito e com a pressão do governo daquela época fizeram da narrativa de Kathryn Stockett um livro marcante. Para resumir em poucas palavras: esse livro é uma escola.
- Precisamos Falar Sobre o Kevin, por Julie
- O Poder dos Seis, por Kaká
Assim que o livro foi lançado corri pra comprar na internet, claro. Depois de ter lido Eu Sou o Número Quatro e de ter me apaixonado por cada personagem e pela narrativa de Pittacus Lore minha ansiedade pelo lançamento do segundo livro da série me deixou muito empolgada. Lembro que devorei o livro em apenas uma semana. E não foi por menos. John é um dos personagens mais conquistadores desse mundinho literário. O esquema de narração do Pittacus mudou nessa sequência e deixou o livro ainda mais atrativo. A intercalação entre Marina e John serviu para nos mostrar o outro lado da história e não teve defeito. Muito indicado!
- Fiquei com Seu Número, por Julie
- O Trono de Fogo, por Kaká
Não vou mentir e dizer que esse livro foi melhor que A Pirâmide Vermelha, porque não foi. Deixou um pouco a desejar, mas me deixou satisfeita. Apesar daquela história de "aprendi mais sobre a mitologia egípicia com esse livro do que na escola" a continuação da obra de Rick Riordan me deixou meio perdida em alguns pontos. Apesar disso, ele entrou na minha lista dos favoritos por um motivo de força maior: Sadie, a personagem mais parecida comigo de todos os tempos.