TOP 10 de 2012




Pensou que não ia rolar uma retrospectiva literária aqui no Books Journal, não é? E quase que não saí mesmo, haha. Mas aqui estamos cumprindo com nossas obrigações e com a curiosidade de vocês. O ano foi bem difícil pra gente, mas conseguimos deixar tudo organizado nesse finalzinho. Passamos algum tempo sem postar porque 6º período da faculdade + estágio não é fácil pra ninguém. Dificuldades à parte, vamos aos melhores livros do ano para nós do Books Journal. A ordem é a seguinte: eu e a Ju escolhemos cinco livros cada, para falar um pouco dele. Não organizamos em primeiro, segundo ou terceiro, mas sim por preferência. "Gostei desse livro, então ele vai pra lista!" Espero que vocês gostem e deem a opinião de vocês também :D E que a virada de ano seja repleta de alegrias e de novas e boas expectativas para 2013!



Uma das melhores leituras do ano. Além de ter todo aquele enredo fantástico que Cassandra Clare cria em torno dos Caçadores das Sombras, este se dá lá na Inglaterra vitoriana. É simplesmente fascinante como a autora conseguiu ser tão fiel ao tempo em que seus personagens viviam, em questão dos costumes, do modo de falar, se comportar, etc. A história, então, nem se fala, um misto de sobrenatural e ficção científica, um triângulo amoroso que deixa você angustiado por não saber a quem dar preferência.



A personagem principal é irritante, chata e infantil, mas a evolução de Darcy Rhone foi o que realmente me surpreendeu nesse livro. Apesar de ter lido o livro sem saber que a obra era um spin-off da outra história da Emily Giffin (O Noivo da Minha Melhor Amiga) os dramas de Darcy ficaram interessantes no final. Ela começou fútil, mimada e retardada, mas quando a maternidade bate a sua porta, tudo fica lindo e azul. Futilidades e "mimimis" à parte, a narrativa que a Emily criou é simplesmente fantástica e gostosa de ler. Uma das melhores leituras de 2012, com certeza.



Um livro lindo, que realmente mexeu comigo. Antes Que Eu Vá começou meio devagar, com um enredo muito clichê, uma personagem bastante bastante fútil a qual eu não simpatizava nem um pouco. Mas ele vou me conquistando com suas passagens maravilhosas, seus personagens secundários e a personalidade de Sam (protagonista) se alterando com o passar do tempo. Realmente, é uma boa lição sobre vida, morte e perda. Sobre o que fazer do nosso tempo enquanto estamos aqui. Super indicado.



Podem dizer que é Harry Potter, podem dizer que é Senhor dos Anéis, mas para mim, As Crônicas de Gelo e Fogo é a melhor série de fantasia já criada. George R. R. Martin é o meu maior ídolo e conseguiu me conquistar em um piscar de olhos. Devo dizer que foi a resenha mais difícil que já escrevi em toda a minha vida de blogueira, porque sinceramente, eu não me achava à altura de opinar sobre esse gênio da literatura e ganhar credibilidade por isso. Me apaixonei novamente por personagens de livros e consegui viver no mundo de Westeros. Melhor leitura desse ano, do ano passado, do ano retrasado...



Esse aí foi, definitivamente, o melhor de 2012. O livro me marcou tanto que eu não consegui nem resenha-lo. É genial do começo ao fim, fala de câncer de uma maneira muito diferente, como o autor mesmo define, este não é um livro sobre câncer, a vida dos personagens não gira em torno deles. De fato, ele é muito mais complexo que isso, seus personagens são tão bem formulados e inteligentes que eles até brincam com a doença, estão familiarizados com ela. É um livro que faz você rir desde o começo, mas quando chega no final te ataca. Lindo, lindo, lindo.



Não tenho nem como descrever a emoção o aprendizado que adquiri ao ler esse livro. Me ensinou mais que meus antigos professores do colégio. É um livro histórico, carregado de frustração e emoção. Uma obra como essa merece ganhar um lugar privilegiado na estante. Além de ter uma jornalista como uma das protagonistas as empregas negras que sofriam com o preconceito e com a pressão do governo daquela época fizeram da narrativa de Kathryn Stockett um livro marcante. Para resumir em poucas palavras: esse livro é uma escola.



Um dos livros mais inteligentes que já li! Esse é escrito na forma de cartas que a mãe de Kevin manda para o pai (cujo paradeiro é desconhecido até o final) para falar sobre como ela sempre soube do temperamento psicopata do seu filho, desde que ele era um bebê. Kevin é um menino que está preso por ter sido autor de um massacre que matou várias pessoas em sua escola. A autora está simplesmente de parabéns, o livro não é para ser lido com rapidez, é inteligente e complexo, algo para ser apreciado com calma. Todos os leitores devem passar pela experiência de ler Precisamos Falar Sobre o Kevin!



Assim que o livro foi lançado corri pra comprar na internet, claro. Depois de ter lido Eu Sou o Número Quatro e de ter me apaixonado por cada personagem e pela narrativa de Pittacus Lore minha ansiedade pelo lançamento do segundo livro da série me deixou muito empolgada. Lembro que devorei o livro em apenas uma semana. E não foi por menos. John é um dos personagens mais conquistadores desse mundinho literário. O esquema de narração do Pittacus mudou nessa sequência e deixou o livro ainda mais atrativo. A intercalação entre Marina e John serviu para nos mostrar o outro lado da história e não teve defeito. Muito indicado!




Este livro foi uma grande surpresa agora no final do ano. Recebi ele por parceria e corri logo para ler. Sou grande fã de Sophie Kinsella! Para mim, ela é a rainha do chick-lit, e Fiquei Com o Seu Número reacendeu minha paixão por esse gênero. Sempre com personagens cativantes, situações absurdas que fazem a gente morrer de rir! Foi bom conhecer a Sophie fora da sua personagem-chefe, Becky Bloom (que também aaamo!), vi que ela tem criatividade de sobra pra criar chick-lit até a gente não aguentar mais! :P



Não vou mentir e dizer que esse livro foi melhor que A Pirâmide Vermelha, porque não foi. Deixou um pouco a desejar, mas me deixou satisfeita. Apesar daquela história de "aprendi mais sobre a mitologia egípicia com esse livro do que na escola" a continuação da obra de Rick Riordan me deixou meio perdida em alguns pontos. Apesar disso, ele entrou na minha lista dos favoritos por um motivo de força maior: Sadie, a personagem mais parecida comigo de todos os tempos.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits