Resenha: Nas Sombras - Jeri Smith-Ready



  • Título: Nas Sombras
  • Autor(a): Jeri Smith-Ready
  • Editora: Galera Record
  • Ano: 2012
  • Páginas: 336
  • Cortesia da Editora Galera Record
  • Compre o livro!
No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.

Preciso começar comentando que não sei como eu demorei tanto para ler este livro! A sinopse me deixou bem curiosa desde que ele começou a ser divulgado pela editora, mas acabei passando uns e outros livros na frente da fila, deixando o pobre Nas Sombras abandonado na estante, quando merecia ser meu number one priority. Para falar a verdade, eu não achei que a leitura seria tão agradável a ponto de me envolver tanto que me tirou de uma grande ressaca literária...

Ainda que eu estivesse procurando livros um pouco longe da temática sobrenatural, quis abrir uma exceção para o de Jeri Smith-Ready. Nas Sombras tem um enredo bem diferente do que se dá para tirar pela sinopse. Aura foi a primeira a nascer depois da Passagem, acontecimento que fez com que todas as crianças, que nasceram a partir desse dado momento, tivessem o dom de poder se comunicar com os mortos que, por terem partido de forma repentina, ainda vagam pela Terra em busca de "cumprir" sua missão aqui. O mundo se adequou a essa condição, afinal, quando uma criança diz que está vendo um fantasma (que aparece para as pessoas na cor roxa), é considerado uma bizarrice, mas e quando todas elas falam a mesma coisa? Existem órgãos públicos para tratar dos fantasmas, a tia de Aura até abriu um escritório de advocacia que trata dos casos os quais fantasmas podem até testemunhar. Nele, Aura trabalha como intérprete.

Nossa protagonista não gosta nada de ter que conviver com esses seres que, constantemente, pedem ajuda para poderem seguir na direção da luz. Quer dizer, ela não gostava. Tudo mudou quando o seu namorado, o sempre excêntrico Logan, exagerou na festa de seu aniversário e terminou misturando bebida com cocaína, que um representante de uma gravadora que estava interessado na banda de Logan e seus irmãos o ofereceu. A mistura foi fatal para o garoto. Em um minuto, Aura tinha seu namorado em seus braços, fechando a porta do quarto e dizendo "Espere pode mim, Aura", no outro, ele esta em pé na sua frente... só que roxo. Como lidar com a perda de alguém que não se foi realmente? Ele ainda é seu namorado se não pode tocá-la do jeito que fazia antes de ir?

Nas Sombras é um YA Book como outro qualquer. Tem um triângulo amoroso, uma protagonista com um segredo especial que desencadeia toda a história, e um grande problema que ainda está longe de ser resolvido. O diferencial que me cativou foram os seus personagens. Sabe quando eles fazem as suas bobagens, mas você aceita, porque no fundo, no fundo, sabe que faria a mesma coisa? Não dá pra se chatear com eles porque a autora conseguiu me convencer de que é assim que a humanidade respira. Não é exagero, não é drama, é a realidade.

Definitivamente uma das leituras mais surpreendentes do ano, e me deixando super ansiosa pelos próximo volumes! Nas Sombras é uma trilogia, mas apenas o primeiro livro foi publicado no Brasil, pela Editora Galera Record. Nos Estados Unidos, entretanto, os três já foram lançados, o que eu espero que signifique que logo logo chegará por aqui.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits