O que ler no Halloween?




Você é uma daquelas pessoa que gostam de associar o livro ao momento que está vivendo? Se está numa vibe apaixonada, porque não ler um livro de romance? Um livro bem agitado no Carnaval? Ou que tal um livro cheio de criaturas sobrenaturais no Halloween? Resolvi fazer uma listinha dos livros da minha estante mais adequados para ler no Dia das Bruxas...

Leia a listinha e me diga se concorda. Que livro vai ser hoje?


10. Dezesseis Luas, por Kami Garcia e Margaret Stohl

Um livro que está nas fases finais para chegar às telonas. É uma série de quatro livros, mas, por enquanto, apenas dois deles foram lançados no Brasil, pela Editora Galera Record, Dezesseis Luas e Dezessete Luas. Li apenas o primeiro volume e não é nem de perto um dos meus livros preferidos. Mas por que escolhi ele para colocar na minha lista? Bem, Dezesseis Luas tem um um clima super sombrio, super Halloween! Trata a história dos Conjuradores, que é apenas um nome diferente que as autoras deram para os bruxos. Poderes, maldições, florestas cheias de segredo, inverno, noite. Não falta nada para uma noite de Dia das Bruxas!


09. Swoon, por Nina Malkin

Swoon é uma série de apenas dois livros. Apenas um deles foi lançado no Brasil, pela Editora Record. Esse também tem uma temática bem legal, ainda que bem mais adulta que o primeiro livro da lista. Swoon conta a história do espírito bem antigo de um jovem que viveu na era colonial (adequadamente chamado de Sin - pecado em inglês), que toma o corpo de Penélope, prima da nossa protagonista Candice. Tudo já não seria louco o suficiente se Dice não começasse a se apaixonar por Sin. Apesar de se tratar de adolescentes, o enredo fala muito sobre sexo e bebidas, nos levando a cenas em cemitérios e flashbacks bem macabros. Também não é um dos meus livros preferidos, mas um que não pode deixar de ser lido.


08. Como Se Livrar de Um Vampiro Apaixonado, por Beth Fantaskey

Este livro foi uma grande surpresa para mim. A história não foi nada do que me pareceu quando li a sinopse. Trata-se da história de uma adolescente que vê um garoto entrando na sua vida, alegando ser um vampiro, e que quer porque quer casar-se com ela. Jess, então, descobre ser é uma vampira de uma família bem antiga e que deve se casar com Lucien, o vampiro, para cumprir o que seus pais prometeram em prol da paz entre os dois clãs. É, uma história de vampiros do Ensino Médio. Pode parecer bem boba, mas esta é só a primeira metade do livro. A segunda metade fica bem macabra, quando não sabemos o que se passa na cabeça de Lucien, ou se ele pode ser bom ou mal. Sem falar no cenário maravilhoso com castelos antigos que a autora pinta com suas palavras. A mistura entre vampiros antigos e adolescentes americanos ficou mais legal do que soa. Lançado no Brasil pela Editora Sextante.


07. Insaciável, por Meg Cabot

Esse aí é mais clichê do que você pode imaginar. Uma humana se apaixona por um vampiro e se encontra no meio de um fogo cruzado. O diferencial é que é escrito pela grande Meg Cabot, que ultimamente vem subindo muito no meu conceito. Tem muita guerra, muita comédia e um triângulo amoroso irresistível que me agradou bastante em seu final. Insaciável é uma série de dois livros, que é seguido por Mordida, ambos lançados no Brasil pela Editora Galera Record. Ainda que o segundo não tenha atingido as minhas expectativas, o primeiro foi bem agradável e me surpreendeu pelo fato de eu não ter acreditado na capacidade de Meg Cabot pegar um tema clichê e fazê-lo fica interessante. O resultado foi muito bom, e uma boa pedida para quem ainda não se cansou dos vampiros!


06. Amada Imortal, por Cate Tiernan

Imortais! Uma espécie bem diferentes, quase como os bruxos. Eles podem ter poderes, mas além disso eles tês várias outras particularidades. Um dos livros agradáveis do ano, não esperei que fosse lê-lo tão rápido como fiz, se tratando do primeiro livro de uma série, cheio de explicações e ganchos para a ação finalmente começar. Gostei bastante dos personagens, o cenário é bem diferenciado (numa "fazenda" no meio do nada), vilões com um potencial incrível para não caírem no clichê. Definitivamente, a Editora Galera Record esteve de parabéns pelo lançamento do livro.


05. Fallen, por Lauren Kate

Essa é clássica! Depois dos vampiros, a moda se tornou os anjos caídos. Cada autor desenvolveu a sua teoria sobre a espécie e cada um criou a sua história, tanto que poucos livros se parecem um com o outro. A série Fallen, vai ter seu 4º e último livro (Êxtase) lançado do Brasil em novembro, pela Editora Galera Record é, possivelmente, o mais romântico desta lista, tanto que pode desagradar alguns leitores, pois o amor é o foco principal do livro. Temos a história do anjo caído e amaldiçoado Daniel, que é obrigado a ver sua amada Luce a morrer vez após vez, sem poder fazer nada. Até que, no presente, algo mudou, e Luce não morreu. Uma aventura envolvendo muita religião que põe em prova o amor dos dois.


04. Hush Hush, por Becca Fitzpatrick

Difícil é encontrar alguém que tenha lido Sussurro e não se apaixonado por Patch! Este foi o primeiro livro que li sobre anjos caídos, e, desde então, não paro de comprá-los assim que são lançados nos Estados Unidos. O primeiro livro que li em inglês foi Crescendo. Com três livros lançados no Brasil (Sussurro, Crescendo e Silêncio) pela Editora Intrínseca, e o último já lançado nos Estados Unidos (Finale), a série é um sucesso, perfeita para o Halloween, com vário personagens misteriosos, um protagonista que o tempo todo nos leva a duvidar de sua índole, e uma protagonista burrinha (como sempre) que se mete em cada perigo que quase mata o leitor do coração!


03. Instrumentos Mortais, por Cassandra Clare

Definitivamente, uma das minhas séries favoritas. Merece cada uma das 5 estrelas que dei para cada um dos livros que foram lançados. Outra série que, de tanto que me conquistou, li todos eles em inglês - exceto o primeiro -, sem poder esperar para serem lançados aqui no Brasil. Boa pedida para quem gosta de vários elementos da literatura sobrenatural misturados em um livro só. Anjos, fadas, vampiros, lobisomens, caçadores das sombras, demônios e muito mais. Não tem nada lá muito gótico, mas ainda tem uma pegada meio Dia das Bruxas. Os personagens são maravilhosos, o enredo é melhor ainda. São quatro livros lançados no Brasil pela Editora Galera Record (Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos), o 5º já lançado nos Estados Unidos (City of Lost Souls) e o 5º ainda para ser lançado (City of Heavenly Fire).


02. As Peças Infernais, por Cassandra Clare

Essa trilogia é a segunda lançada pela autora Cassandra Clare aqui no Brasil, mas não posso dizer que seja melhor ou pior que a outra, as duas são maravilhosamente incríveis (sim, esse exagero todo). Peças Infernais é um prequel que conta a história dos Caçadores das Sombras na Inglaterra Vitoriana. Ruas escuras, Londres, criaturas antigas, parece muito mais Halloween. Além de possuir um dos meus protagonistas preferidos (Will), um garoto bem obscuro e cheio de segredos. A trilogia tem um livro lançado no Brasil (Anjo Mecânico), também pela Editora Galera Record, um lançado nos Estados Unidos (Clockwork Prince) e um para ser lançado também no exterior (Clockwork Princess).


01. Harry Potter, por J.K. Rowling (Não podemos esquecer, né?)

Ninguém achou que eu esqueceria do bruxo mais famoso de todos os tempos, né? No topo da lista temos a série de sucesso, escrita por J.K. Rowling, com sete livros lançados no Brasil, pela Editora Rocco, e oito filmes de sucesso nos cinemas. Nada mais adequado para o Dia das Bruxas do que um bruxinho que comemora o Dia das Bruxa. Um ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com várias comidas estranhas que nós - trouxas - nunca nos atreveríamos a comer, várias coisas estranhas acontecendo ao redor do "Garoto que sobreviveu." Essa foi a primeira série que li na vida, tinha menos de 10 anos quando ganhei meu primeiro livro de Harry Potter e fiquei apaixonada desde então, seja qual idade eu tenha!

Comentários via Facebook

 
Vector Credits