Resenha: Em Busca de WondLa - Tony DiTerlizzi (Ganhe o livro!)






  • Título: Em Busca de WondLa
  • Autor(a): Tony DiTerlizzi
  • Editora: Intrínseca
  • Ano: 2012
  • Páginas: 400
  • Cortesia da Editora Intrínseca
Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos.

Maravilhoso! Primeiramente, o livro a chamou minha atenção pelo belo trabalho de arte. Mesmo que a sinopse e as ilustrações revelassem que se tratava de uma narrativa infantil, relevei este fato e solicitei o livro para resenhar. Felizmente, não me arrependi nem um pouco. Em Busca de WondLa conta a trajetória de uma menina de 12 anos chamada Eva Nove, que viveu toda a sua vida em um abrigo subterrâneo chamado Santuário, cuja única outra moradora era uma robô chamada Mater, que a criou desde bebê, treinando-a para sair para o mundo externo. Um dia, um acontecimento inesperado! O Santuário é invadido por um ser agressivo, o Feraptor, que obriga Eva a fugir para a superfície. Nossa heroína, então, encontra-se despreparada para enfrentar as novidades do mundo exterior.

Uma bela história de fantasia, com uma personagem curiosa, destemida, mas não fora das proporções para uma garota de sua idade e das perspectivas do modo como cresceu e aprendeu a viver sozinha, na companhia só de Mater. Apesar das suas preocupações sobre não conhecer nenhum outro humano, ela é uma boa menina, madura, que é feliz do seu próprrio jeito. Além disso, é cheio de criaturas fantásticas, terras desconhecidas, um vilão ferroz e até árvores que andam. Nada poderia ser mais original e criativo. Foi muito bem narrado em terceira pessoa, dispensando grandes descrições da aparência dos personagens devido às belas ilustrações, que ajudaram a, não só criar uma imagem das criaturas mais esquisitas, mas também dos cenários, e das próprias cenas. Ajudou a me dar uma melhor perspectiva.

Não vou negar que, ao auge dos meus 20 anos, ainda adoro livros infantis, e ainda mais quando estes são ilustrados. Melhor ainda quando são muito bem ilustrados! Cada início de capítulo tem uma figura que ocupa duas páginas, com uma cena importante que está por vir, o que me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. Sendo assim, quando você pega o livro, fica muito difícil conseguir largar.

Sendo este o primeiro de uma série, foi sumariamente uma introdução, onde estamos tão perdidos quanto a própria Eva. Eu nunca tinha lido nada do Tony DiTerlizzi, apesar de ter conhecimento do sucesso das suas obras, e me surpreendi. Com uma linguagem simples, adequada para o público alvo, ele consegue atrair pessoas de todas as idades. Realmente, não vou dizer "é um ótimo livro para crianças e adolescentes", vou afirmar com muita certeza que "é um ótimo livro para todas as idades"!

GANHE O LIVRO  

Ganhe Em Busca de WondLa! É só seguir as regras. E não se esqueça de ler nossa Política de Promoções.
Esta promoção é feita em conjunto com a Editora Intrínseca.

É obrigatório comentar na resenha (algo relevante, ok?), curtir o blog no Facebook e seguir nosso blog no Google Friend Connect. 

a Rafflecopter giveaway


Comentários via Facebook

 
Vector Credits