Cineasta cria Graphic Novel de Pinóquio para adultos




Fonte: Imprensa Globo Livros
Na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o clássico de Carlo Collodi ganhou uma inovadora versão! O quadrinista e cineasta francês Winshluss – o mestre do humor macabro –, pseudônimo do artista francês Vincent Paronnaud, misturou técnicas de grafite, caricatura e tira de jornal para criar a versão de quadrinhos do livro, adaptado para ser uma história para adultos.

Na versão publicada no Brasil pela editora Globo Livros Graphics, Pinóquio, ao invés de ser um menino de madeira buscando ser um menino de carne e osso, temos um robô criado por Gepeto para uso militar. A inocência do personagem original criado por Carlo Collodi dá lugar a um protagonista sombrio. Pinóquio é uma máquina de guerra que, em suas andanças por locais sórdidos, entra em contato com a violência, a ganância, a corrupção e a crueldade enquanto conhece a fauna humana – do industrial que explora a mão de obra infantil (e para quem Pinóquio trabalha) a implacáveis caçadores de recompensas, além de uma Branca de Neve pós-moderna e sete anões sadomasoquistas.

A trama é contada quase exclusivamente por meio de imagens. Só há texto nas reflexões do personagem Jiminy Barata, correspondente ao Grilo Falante original. Em sua talentosa criação, Winshluss – pseudônimo de Vincent Paronnaud – alia desenhos com alto grau de detalhamento a uma estética que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal.

A Graphic Novel que foi premiada no Festival d'Angoulême de 2009 já está presente nas livrarias brasileiras e custa em torno de R$75, com 192 páginas recheadas de imagens.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits