TOP 5 #09: Livros Comoventes


Boa tarde a todos!! Depois de ter me ausentado por uma semana (provas na faculdade nos sugam até dizer chega), eis que volto com um novo TOP 5!

No TOP5 dessa semana, Livros Comoventes, não quis comentar livros que geralmente fazem os leitores chorarem, e sim comentar livros que, por alguma razão, me “tocaram” e comoveram, assim como a vários leitores.

Foi difícil fazer a seleção, já que a minha lista de livros deste tipo é bem longa. Então resolvi ser mais imparcial, escolhendo livros de “tipos” um pouco diferentes. Uns populares e outros nem tanto. Uma comédia, um sobrenatural, um drama, etc.

Espero que gostem e comentem quais são os livros comoventes que estariam na sua lista.

ANTES QUE EU VÁ - Lauren Oliver

A história da garota arrogante que morre e revive várias vezes seu  último dia tentando descobrir o que fez de errado ou como reverter isso, pode parecer “carta marcada”. Hollywood já nos mostrou histórias parecidas em, por exemplo, o filme “Feitiço do Tempo”. Mas a luta de Sam para consertar seus erros é realmente nova e comovente. O tema do bullying está constantemente presente na história, nos fazendo refletir e reparar que muitas vezes podemos ser “maldosos” sem nem ao menos notar ou medir consequências. A narrativa de Lauren Oliver faz desta história mais reflexiva ainda, já que a narradora praticamente conversa com o leitor. E o final da história? Que final!

BRANCA COMO O LEITE, VERMELHA COMO O SANGUE - Alessandro D'avenia

O livro que conta a história de Leo, um garoto sensível que compara as pessoas com cores. Ele nutre um amor platônico por uma menina de sua escola, Beatriz. E então ele descobre que ela está muito doente.  Você já pode ter visto algo parecido várias vezes, mas dificilmente algo tão sensível e inocente como este livro. O livro é quase um monólogo, com os medos, tristezas e sonhos de Leo, o garoto que odeia o branco e ama o vermelho. O branco que é o “nada”, o branco que está tomando a vida de Beatriz, que é o vermelho. Deu pra ter alguma noção de quão reflexiva e comovente essa história é?

QUARTO - Emma Donoghue

Uma das histórias mais bonitas que já li, não podia faltar nessa lista. O livro é narrado por Jack, um menino de apenas 5 anos que vive – e sempre viveu – dentro de um quarto com sua mãe, uma mulher que foi sequestrada muito jovem e mantida em cativeiro. Jack não conhece o mundo, somente esse quarto e é muito interessante, triste e difícil imaginar como seria só conhecer aquilo que existe dentre de 4 paredes. A mãe de Jack, mesmo passando por esse sequestro – e os estupros -, ama incondicionalmente Jack e faz de tudo para que ele tenha um crescimento o mais normal possível. Impossível não se comover.

MARLEY E EU - John Grogan

Não, você não leu errado e eu não sou louca. Marley e Eu está nessa lista. Mas acredito que essa “comédia” só é comovente para os amantes de animais (principalmente os de estimação), como eu. Mesmo sendo um livro escrito para ser divertido e engraçado, Marley e Eu carrega em muitas páginas o tom reflexivo de como um cão pode ajudar um homem e o quão amigo ele é. O final me pôs lágrimas nos olhos.

CALAFRIO - Maggie Stiefvater

Calafrio é um livro que poderia muito bem ser “mais um” se não fosse todo aquele tom poético na qual ele foi escrito. Duas “crianças” que se conhecem e depois de anos voltam a se encontrar. Um lobo, uma garota. E tudo aquilo de “não temos tempo” e “esse é meu último inverno”. Junte essa melancolia mais a poesia e você tem Calafrio, que ainda embalado com as composições no piano da autora, liberados em seu canal do Youtube, pode comover sim – e muito.








Autora do Post:
Eu sou a Mari e você pode me encontrar no meu twitter (@2mmary) e no meu blog (crossover.tk)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits