Resenha: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella


Oi, gente!
Primeiramente, mil perdões pelo atraso na resenha. Ontem meu dia foi mais do que corrido, quando eu achei que seria o mais tranquilo da semana! Espero que, mesmo atrasada, vocês gostem da resenha. :)



  • Título: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
  • Autor(a): Sophie Kinsella
  • Editora: Record
  • Ano: 2005
  • Páginas: 425

Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance muito divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.

A série de Becky Bloom é meio antiguinha, eu sei. Faz anos desde que me indicaram a série, e eu sempre fui louca para ler. Acho que nunca ouvi ninguém falando um “ai” negativo sobre a Sophie Kinsella ou algum de seus livros. Queria ver isso com meus próprios olhos. Depois de ler esse livro, percebi que tive pouco contato com a literatura chick-lit com os livros que eu já tinha lido. Ok, li muitos da Meg Cabot (que adoro), mas a sensação que tive depois de conhecer Becky Bloom foi única, como conhecer o gênero literário pela primeira vez.

Fiquei com certo medo de que o livro fosse igual ao filme, que eu já tinha assistido há um bom tempo, mas fiquei aliviada pela história não ser nada parecida. Foi como ler uma história diferente sobre os mesmos personagens. Para começo de conversa, enquanto o filme é em Nova York, o livro se passa em Londres, diferentemente do que dá a entender pela capa (meu livro tem a capa do filme sim, mimimi). Algumas cenas foram familiares para mim, pois foram reaproveitadas nos filmes, mas todo o resto era completamente novo. Foram novos personagens, novas situações, novas cenas, cenas que eu já conhecia do filme, mas que tomaram rumos diferentes, me deixando boquiaberta (de verdade, fiquei boquiaberta).

A primeira impressão que tive do livro é que a autora não faz cerimônias para demonstrar os defeitos da sua personagem. Becky é uma mulher impulsiva, irresponsável e orgulhosa. Talvez seja pelos defeitos que esse tipo de personagem nos atrai, pois é com eles que nos identificamos. Eu vi um pouco de mim em algumas coisas do que ela fazia, enquanto em outros momentos eu só fazia revirar os olhos, porque aquele tipo de coisa eu definitivamente não faria! Mas o melhor de tudo foi o fato de que a Becky é uma jornalista, e a autora conseguiu retratar tão bem o dia-a-dia desse meio, que eu fiquei ainda mais deslumbrada com o livro, pelo fato de eu ser uma estudante de jornalismo.

Quando você lê o título “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” para para pensar: Ok, é um livro sobre uma pessoa que compra muito. Mas ele não dá o tamanho das proporções que têm esse vício dentro dela. Comprar para Becky é tão natural e impulsivo. Talvez seja um vício tão grande quanto a de um usuário de drogas, só que ao invés de atacar sua saúde, a grande vítima é seu bolso (ou sua conta bancária). Quando a situação foge dos controles, observamos Becky tentar se recuperar, fugir do vermelho, mas ela acaba se afogando mais ainda. O impressionante é que cada vez que a personagem está comprando, consegue se convencer de que realmente precisa daquilo, de que está fazendo a coisa certa!

Além de Becky, conhecemos mais alguns personagens, que nos conquistam mesmo quando a autora faz de tudo para que antipatizemos com ele! Como Luke Brandon, um empresário no mundo das finanças que talvez seja arrogante, talvez seja meio fechado, mas consegue provocar uma oscilação de humor na nossa personagem principal (e talvez em nós também!). Sophie Kinsella fez um ótimo trabalho na construção de seus personagens, devo dizer. Não só esses dois, mas como todos os outros, como Suze, amiga e colega de quarto de Becky, os pais de Becky, os vizinhos dos pais dela... Todos eles são únicos! A autora constrói uma personalidade para cada um e não foge dela com o passar dos acontecimentos. Ninguém gosta de um livro que muda de uma hora para outra e deixa a gente sem saber como aquilo foi acontecer, né? Sophie foi fiel ao seu leitor.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é apenas o primeiro de uma série de 6 livros. Becky ainda tem muito caminho pela frente para vencer seu vício e encontrar dentro dela o que é mais importante. Pretendo ler o próximo volume o quanto antes! Assim como outros livros da autora, que parecem ser tão bons quanto. Super indico!


Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (5/5)
Facilidade de Leitura: (5/5)
Design: (4/5)
Revisão: (4/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits