Cinema: Histórias Cruzadas



Olá gente! Eu sei que hoje seria o dia do "Quem é o Autor?" mas resolvi fazer um post sobre cinema. Até porque eu fiquei encantada com o livro A Resposta, que foi resenhado essa semana aqui no blog e eu não poderia deixar de falar também sobre a adaptação cinematográfica da obra. Histórias Cruzadas foi um filme que emocionou muito, mas não tanto quanto o livro, infelizmente. Esperei bem mais do filme, mas não vou dizer que pecaram na produção porque isso seria uma afronta aos acadêmicos que indicaram a arte ao Oscar de melhor filme.

O filme segue a mesma história do livro, apesar de muitas modificações pelo meio do caminho. Cenas que eu esperava ver no filme não apareceram e eu fiquei com aquele gostinho de "tá faltando alguma coisa". Retratando o sofrimento dos negros lá pelos anos 60, na atrasada Mississipi, o roteiro segue um caminho estranho e por vezes partido. Ok, modificações foram necessárias para que o filme não sofresse alteração na censura, mas acho que as situações poderiam ter continuado as mesmas.


Focado principalmente na luta contra o preconceito e na revolução que a Srtª Skeeter (Emma Stone) iria causar após ter seu livro publicado, o romance e a história da garota foram deixados um pouco de lado. A trama inteira é narrada pela Aibileen (Viola Davis), que concorreu ao Oscar de melhor atriz), o que já diz muita coisa. No livro, as três personagens principais: Aibileen, Skeeter e Minny são as narradoras e isso permite nos aprofundar melhor na vida de cada uma. Apesar disso, achei que eles conseguiram equilibrar a histórias das três personagens sem que o nenhuma ficasse esquecida.


O humor da trama ficou por conta das atrizes Jessica Chastain, que interpretou a atrapalhada e solitária Celia Foote e Octavia Spencer, que atuou como a desbocada e perfeita cozinheira Minny. Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, Octavia mostrou personalidade e toda a força de uma empregada negra. Além de apanhar do marido, ter mais de três filhos pra criar, ela ainda tinha que tomar conta de uma patroa grávida e completamente maluca.

Em geral, para quem não leu o livro, o filme fica meio chatinho e parado. O filme não é histórico, apesar de passar em uma época em que tantos fatos que marcaram a humanidade acontece, Histórias Cruzadas apela para o lado emocional. Mostrar o sofrimento das empregadas domésticas da época foi o foco do filme. A relação patroa/negra e filha da patroa/negra mexe muito com o telespectador. Cenas que vemos todos os dias pelas ruas, de preconceito e repulsa contra os negros, mas que ninguém comenta, ninguém vê, são retratados no filme, sem medo. Não é um filme excelente, mas é um filme que vale muito a pena ver.

TRAILER


FICHA TÉCNICA

  • Título original: The Help
  • Elenco: Emma Stone, Bryce Dallas Howard, Mike Vogel, Allison Janney, Viola Davis, Ahna O'Reilly, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Anna Camp, Eleanor Henry, Emma Henry, Chris Lowell
  • Gênero: Drama
  • Duração: 146 min.
  • Fotografia: Stephen Goldblatt
  • Ano de lançamento: 2012
  • País: EUA
  • Site oficial: http://http://www.historiascruzadas.com.br/
  • Direção: Tate Taylor
  • Roteiro: Tate Taylor, baseado na obra de Kathryn Stockett
  • Classificação: (3/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits