Quem é o autor? #02: Kathryn Stockett


Coluna saindo beem atrasada, mas estou aqui de novo com Quem é o Autor?, já que a Julie não fez o dela, né? Haha. Enfim, vamos ao que interessa, que é mais divertido! Como vocês devem ter visto (ou não) conseguimos parceria com a Editora Bertrand e foi a partir do livro A Resposta, que eles me mandaram que eu conheci o trabalho da Kathryn. Bom, ainda não terminei de ler o livro, mas quando eu sei que vou virar fã de algum autor, eu corro logo pra saber as histórias da vida dele. Assim como aconteceu comigo e com o George, apresento a vocês mais uma excelente escritora: Kathryn Stockett.

Não sei por qual motivo plausível eu não encontrei nada mais que cinco parágrafos sobre a Kath em canto algum. Isso me deixa um pouco triste, sem falar que é realmente decepcionante como uma autora maravilhosa como a Kath não ganhou o devido destaque na mídia. Não o destaque merecido. Apesar do seu livro de estreia ter virado filme, e ela ter sua história na lista dos Best Sellers do New York Times, o que encontramos falando sobre ela ou sobre sua obra é coisa pouca.

Nascida em Jackson, Mississipi, em 1969, Kathryn é filha de Robert Stockett e Ruth Elliott Stockett, e possui outros quatro irmãos. Até 2001, viveu em Nova Iorque, onde trabalhou no mercado editorial, porém a romancista reside atualmente em Atlanta. Seu romance de estreia, A Resposta, foi escrito em homenagem a Demetrie, a empregada negra que foi seu porto seguro em uma infância fraturada pelas separações e ausências dos pais. Stockett disse que o escreveu "para encontrar respostas às suas próprias perguntas, para acalmar sua mente sobre Demetrie".

Bom, pra quem ainda não tem noção do que se trata o livro da Kath, a história é uma daquelas que podem ser consideradas clássicos, por tratar de um assunto polêmico, histórico e, além de tudo, por ser muito bem escrito. Ela tem uma forma delicada, sútil e ao mesmo tempo complexa e interessante de escrever. A gente viaja na sua narrativa, como se estivesse ali, naquele cenário, vendo tudo que está acontecendo e o que está para acontecer. Ela sabe cativar o seu leitor, ela sabe como fazer você entender a história, sem nem fazer esforço.

Posso sim estar sendo precipitada, mas sem via de dúvidas, ela é uma das melhores escritoras norte-americanas. Tanto pela qualidade da sua obra, como pela qualidade da construção dos seus personagens e da forma de conduzir o enredo. Ela critica e debocha. E foi isso que fez eu gostar tanto da narrativa dela. Aprendi mais coisas lendo o livro dela do que aprendi em um ano assistindo aulas de história no colégio. Confesso que ainda não vi o filme Histórias Cruzadas, que é baseado no livro A Resposta, mas claro que eu vou procurar loucamente pela internet.

Gostaria muuito de ter encontrado mais coisas falando a respeito dela, mas infelizmente, eu só posso deixar vocês com minhas sinceras palavras, que mesmo não sendo sobre a vida dela, fala um pouco da impressão que ela me passou. O mínimo que posso fazer é deixar vocês com o trailer da adaptação da obra da Kath. Que está concorrendo ao Oscar de melhor filme, com o nome de Histórias Cruzadas. E fiquem no aguardo da resenha, que provavelmente eu estarei terminando hoje e se tudo der certo, eu já posto a resenha na terça.

TRAILER





Atualizado às 14:20 do dia 26/02

Comentários via Facebook

 
Vector Credits