Resenha: Julieta Imortal - Stacey Jay





  • Título: Julieta Imortal
  • Autora: Stacey Jay
  • Editora: Novo Conceito
  • Ano: 2011
  • Páginas: 237

Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará de tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.

Romeu e Julieta, para mim, é a maior história de amor já criada. Não pode ser criada por Shakespeare, mas por ser, de fato, linda e comovente. Mas sempre tive aquela sensação de injustiça toda vez que revivia a história em minha cabeça. Não pude deixar de me empolgar quando soube que uma autora tinha escrito uma “continuação” para o casal épico, ainda que de uma forma sobrenatural.

Mas tão logo quanto comecei a ler, percebi que não seria a experiência que eu estava esperando. Tinha, sim, o Romeo e a Julieta, e eles tiveram, sim, uma história juntos há mais de 700 anos, mas não senti que eles se amaram do jeito que eu acredito que se passou na história original. Onde quer que Shakespeare esteja, ele arrancou alguns cabelos de frustração com toda a desconstrução de sua história. Entretanto, o livro não foi uma decepção. Não foi o que eu esperava, mas foi bom em sua própria maneira.

O que atrapalhou imensamente foi o romance que, sem mais nem menos, apareceu entre Julieta e Ben, como se eles fossem almas gêmeas e desde o primeiro capítulo eles se reconheceram e começaram a mergulhar em queda livre em um romance proibido, mesmo que esse amor não me convencesse. Segundo a autora, ela não é muito fã de Romeu – ao contrário de mim, que sou uma das grandes fãs dele –, ela diz que a ideia da história veio a partir do fato de que ela não confia em Romeu por ele ter sido apaixonado por Rosaline instantes antes de se apaixonar por Julieta. Com isso, Romeu vira o grande vilão da história, ainda que tivesse suas recaídas.

Apesar de seus 700 anos, Julieta me pareceu inflexível demais, além de boba demais. Romeu mostrou que seu novo mundo o transformou, endureceu seu coração que já tinha esfriado ao matar sua amada. O que ele fez foi imperdoável, claro. Por Deus, você daria uma segunda chance para a pessoa que te matou? Eu, definitivamente, não. Mas e se essa pessoa por quem você cultiva tanto ódio, de repente achasse uma solução para tirar os dois dessa subvida. Para a mente infantilizada de Julieta, a resposta é simples: “não, não e não.”

Eu poderia dizer que, apesar da grande protagonista ser Julieta, Romeu adicionou empolgação à história, as grandes cenas eram provocadas por ele. Posso dizer que Julieta Imortal é tudo, menos um livro parado, eu simplesmente não consegui tirar o nariz de dentro das páginas, e ficar sem imaginar o que viria a seguir, principalmente com aquele final. A narrativa de Stacey Jay é muito bonita, ela consegue equilibrar a dose de diálogos e descrições, sem que nenhum dos dois pareça forçado, dou bastante crédito a ela nesse aspecto.

Julieta Imortal terá uma continuação que vai se chamar Romeu Redimido, com previsão para ser lançado nos Estados Unidos em 2012, que será narrado por Romeu, que, como foi meu personagem preferido, não posso deixar de dizer que mal posso esperar para ler!

Geral: (4/5)
Narrativa: (4/5)
História: (3/5)
Facilidade de Leitura: (5/5)
Design: (4/5)
Revisão: (5/5)


Comentários via Facebook

 
Vector Credits