Só a Leitura Salva!


Só a Leitura Salva é um manifesto criado através de um vídeo feito por Marcos Felipe, um diretor de arte que fala sobre o poder que nós, leitores, podemos fazer no nosso país que é o dono dessa terrível estatística: Por ano, os brasileiros leem 1,3 livro. Então, o Marcos, de uma forma artística, linda e, o mais importante, escrita, fez esse vídeo nos mostrando como podemos fazer a diferença sem precisar ficar reclamando e resmungando!



Manifesto - Só a leitura salva from Marcos Felipe on Vimeo.


Me digam o que acharam. Vocês realmente concordam com isso? Será que os brasileiros que leem estão, de fato, à frente dos outros, ou os livros são apenas um dos muitos aspectos culturais que podem desenvolver o intelecto?

Eu concordo com um pouco de cada um. Livros são, sim, muito importantes, e precisamos fazer com que o brasileiro leia mais, de fato, 1,3 livros por ano é uma estatística que chega a doer o coração! Mas não são só eles que podem estimular a criatividade e imaginação, tiramos muito disso nos filmes ou games, que podem possuir até estímulos que a leitura não possui.

Vocês devem estar pensando: Por que uma garota, em um blog literário, está diminuindo o valor da leitura? Bom, não estou! Leitura é minha maneira preferida de se divertir, e eu coloco, sim, na minha particular opinião (por mais redundante que isso possa parecer), acima de qualquer outra fonte de, digamos, estímulos intelectuais. O que eu quero dizer é que, do nosso jeitinho meio peculiar, talvez não agressivo, desenvolvemos um preconceito, e não é bem assim que as coisas funcionam, não devemos julgar quem é diferente da gente. Aquele que prefere ver um filme a ler um livro. Aquele que prefere passar a noite em claro jogando videogame. Aquele que acha a televisão uma perda de tempo.

Mas é uma pena que os livros estejam perdendo essa luta, pois só nós sabemos sobre os mundos incríveis que ele pode nos levar, as pessoas e personalidades incríveis que podemos conhecer, como podemos entrar na cabeça de alguém, e sentir que ganhamos um novo melhor amigo. Esse tipo de magia não se encontra em filmes e games. Não é possível que estejamos fadados a viver com pessoas que só têm acesso a essas maravilhas 1,3 vezes ao ano.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits