Resenha: Maldosas - Sara Shepard




  • Título: Maldosas
  • Autora: Sara Shepard
  • Editora: Rocco
  • Ano: 2010
  • Páginas: 296

'Maldosas' é o primeiro livro da série 'Pretty Little Liars'. Na trama, Emily, Aria, Spencer, Hanna e Alison vivem no sofisticado subúrbio de Rosewood, na Pensilvânia. Inseparáveis, as cinco se mantêm ligadas especialmente em função de Alison, a garota mais popular da escola, que exerce um certo poder sobre cada uma das meninas e é a confidente de todas elas. Um dia, porém, Alison desaparece sem deixar rastro. Aos poucos, Emily, Aria, Spencer e Hanna se afastam. Alguns anos depois, as jovens começam a receber e-mails e mensagens ameaçadoras de alguém que aparentemente sabe de tudo que se passa em suas vidas e misteriosamente se identifica apenas como 'A'. Será que Alison estaria viva e disposta a revelar todos os segredos de suas ex-amigas?

Não vou mentir, comecei a ler o livro por causa da série de TV. Apesar de saber que os produtores da série terem mudado coisas como a identidade de A, quis ler o livro para poder ter uma sensação de “conclusão”, o que não consegui muito com esse primeiro, por ele retrata “essencialmente” apenas o primeiro episódio, com problemas e mistérios que até já foram resolvidos pelas Liars da TV, então vi que ainda terei que esperar alguns livros para conseguir as respostas que procuro.

Mistérios atrás de mistérios. A bonequinha engana muito aquele que “julga o livro pela capa”, uma vez que o enredo fala das cinco amigas (Alison, Hanna, Aria, Spencer e Emily) que guardam um segredo. Segundo Alison, a “líder” do grupo, os segredos é o que mantém as amigas unidas. O problema é que ela desaparece e, com isso, as outras quatro meninas se afastam. Três anos depois elas não são nada além de conhecidas que mal acenam quando se cruzam nos corredores do colégio.

Os mistérios começam quando as meninas começam a receber mensagens, bilhetes e e-mails de uma pessoa que se denomina “A”, e A sabe dos maiores segredos dela... coisas que só Alison sabia. Será que Alison voltou? Depois de todos esses anos, será que ela está jogando apenas mais um dos seus jogos? Ela tinha prometido não contar para ninguém, e ainda sim as Liars estavam recebendo mensagens um tanto ameaçadoras. Uma coisa que o livro deixa evidente é quão manipuladora Alison é/era, como ela conseguia entrar na cabeça de cada uma das meninas as fazendo amá-la e odiá-la com muita intensidade. O que quer que tenha acontecido com ela, mudou cada uma de suas amigas.

Apesar de todo o ar de mistério, Maldosas é fácil de ler, não chega a ser intenso, então dá pra ler rapidamente. Ainda mais porque nada é resolvido nesse primeiro. Realmente o achei muito longo para apenas uma apresentação das personagens e da história. As meninas demoram muito a se reunirem, então cada capítulo é focado em uma Liar, o que era um pouco cansativo, pois era uma história que se interrompia para pular para outra, e a única ligação que elas tinham é que todas elas recebiam as mensagens de A. Ainda não li o segundo para saber se seria conveniente juntá-los em um só volume para perder aquela sensação de “prólogo” que se formou em mim.

A narrativa pode parecer um pouco fútil, sempre fazendo questão de pontuar as marcas de roupas e utensílios de vaidade das meninas (O que me lembrou muito os livros da Cecily von Ziegesar), mas dentro da realidade delas, achei até um pouco relevante para percebermos o status social de cada família. (E, cá entre nós, eu sou mulher, Louis Vuitton e Lacoste soa muito bem, né?)

Sim, o livro é muito bom, ainda mais para quem não assistiu a série. Problemas como adultério, homossexualidade, traição e bulimia são retratados, que, apesar de só me fazer pensar que essas meninas tem algum dispositivo que atrai complicações, deixa o enredo ainda mais interessante. E, como se tudo isso não fosse o bastante, ainda tem um segredo do passado que está voltando para acertar as contas.

Quem é vivo sempre aparece, né? Isso é, se a Ali está mesmo viva...

Geral: (4/5)
Narrativa: (5/5)
História: (3/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Design: (4/5)
Revisão: (5/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits