Resenha: Os Contos de Beedle, O Bardo - J. K. Rowling



Olá! Primeiramente eu quero pedir MIL desculpas por nosso sumiço aqui no blog. Nessa época de carnaval tudo fica uma loucura e eu não tive muito tempo para fazer as postagens aqui no blog. Com isso, ficamos devendo duas semanas no "lendo." Mas juro que não vai fazer falta, vou colocar aqui a sinopse do livro para que vocês não tenham que sair caçando ela por aqui.

"Os contos de Beedle, o Bardo" são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Cada uma delas é dotada de um caráter mágico próprio e proporcionarão, a seu turno, prazer, riso e a emoção do perigo mortal. Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários de autoria do professor Alvo Dumbledore, nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts. Um volume singularmente mágico, ilustrado pela autora, J.K. Rowling, e que ficará guardado na lembrança por muitos anos.

“Nenhum homem ou mulher vivos, mágicos ou não, jamais escapou de alguma forma de lesão, seja física, seja mental ou emocional. Ferir-se é tão humano quanto respirar. Apesar disso, nós bruxos parecemos particularmente favoráveis à idéia de que podemos dobrar a natureza da existência à nossa vontade.” – Alvo Dumbledore.

Quando o livro “Os Contos de Beedle, o Bardo” foi lançado, não dei todo o crédito que ele merecia. Fiquei sabendo deste livro, como todos que já leram a saga Harry Potter, através do sétimo e, potencialmente, último livro da série, como um presente para a personagem Hermione Granger, dado por Alvo Dumbledore.

Toda vez que pensava em ler o livro, a única coisa que vinha à minha cabeça era que uma leitura sobre contos infantis para bruxos poderia ser adiada diante de tantos outros livros que eu estava querendo ler. Mas, certo dia, quando terminei a leitura de um, e estava prestes a começar outro, me peguei encarando o e-book no meu computador e vi que, pela quantidade de páginas, eu não perderia mais que uma tarde lendo o livro da J. K. Rowling, uma das minhas autoras preferidas.

Mas a leitura deste me surpreendeu bastante! O livro não contém apenas contos infantis e sem ligação, traduzidos por Hermione. Todos eles são acompanhados de “resenhas” feitas por ninguém menos que Alvo Dumbledore. Estas resenhas contêm dados históricos de bruxos, referências a personagens que somos familiarizados na série, como Minerva McGonagall, Lúcio Malfoy, dentre outros, e ainda fatos que acompanhamos na saga. É aconselhável que tenham lido os livros da série, pois as anotações de Dumbledore nos fazem recorrer a acontecimentos prévios.

Enquanto, para nós, estudar história do Brasil ou história geral possa parecer, por vezes, monótona, conhecer outro tipo de história – a história do mundo mágico –, contada por Dumbledore pode ser bem fascinante. Adorei saber a origem de todo o preconceito contra pessoas “não-mágicas”, chamadas “trouxas”, e ainda, a origem e o “fim” do conceito de que bruxos que confraternizam com trouxas, ou com bruxos filhos de trouxas, são tão mágicos quanto um aborto, filho de pais bruxos que não nasceu com poderes mágicos.

O livro retrata conceitos simples, como amor, partilha, egoísmo e ganância. E eu tenho certeza que ninguém vai se arrepender de perder uma hora do dia para lê-lo.

Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (5/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Capa: (4/5)
Diagramação: (5/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits