Resenha: 2012 (Uma Aventura no Fim do Mundo) - Vanessa Bosso



Olá, como está o comecinho da semana?

Vim resenhar o livro de nossa autora parceira que eu tenho certeza que a maioria já ouvira falar. Se quiser ler a sinopse, veja aqui.

2012 é um livro sobre o apocalipse que se baseia nas profecias de algumas civilizações em relação ao fim do mundo no dia 21/12/2012. Comecei a ler o livro sem muito saber o que estava me aguardando, pois nunca tinha lido algo do tipo. Na verdade nunca me interessei pelo tema, e posso garantir que o livro da Vanessa Bosso não me decepcionou.

Eu nunca tinha lido nada sobre as previsões pra 2012, nem um livro, ou uma simples matéria de revista, nada além do filme estadunidense que é muito diferente, sem envolver tantas teorias, isso tudo porque não acredito no fim do mundo, e aí está um ponto positivo do livro, ele trata do assunto como algo inédito, como se fosse uma ideia nunca tratada. Cheio de teorias tanto religiosas quanto científicas mostradas de maneira bem sutil e fáceis de entender.

Eu, particularmente, esperava por tragédias e catástrofes, mas elas foram bem “light”, rápidas e sem a intensidade que buscamos em cenas desse tipo. Apesar disso, a leitura não foi monótona. Me emocionou bastante a amizade dos personagens protagonistas, principalmente entre Liz e Cauê, e Liz e Melissa (essa última é uma fofa).

Bom, como quase todos os outros livros, esse também tem seus pontos negativos. Várias vezes me confundi nos diálogos por não saber quem estava falando o quê. Faltou um pouco de descrição durante esses diálogos, coisas básicas, sabe? Como “Liz sentou-se enquanto Melissa explicava” ou “Melissa falou e sua entonação denunciava nervosismo.” Descrições que fazem a gente se sentir como se estivesse participando da conversa.

Concluindo, valeu muito a pena ler este livro, Vanessa tem muito talento e é extremamente inteligente, o dom dela de fato está em ficção científica, espero ouvir falar de outros livros escritos por ela tão interessantes quando esse. Está de parabéns!

Geral: (4/5)
Narrativa: (4/5)
História: (4/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Capa: (4/5)
Diagramação: (3/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits