Resenha: Tormenta - Lauren Kate


Feliz ano novo, pessoas! Aqui estou eu, encarregada do primeiro post e da primeira resenha de 2011, quer mais moral que isso? 

Vamos deixar para trás tudo que nos irritou, deixou triste, e tudo o que perdemos em 2010, pois seremos recompensados em 2011. E se você teve um bom 2010, tenha fé que 2011 será melhor ainda. Agora nosso contador está zerado e vamos recomeçar com o pé direito, corrigindo os erros que viemos cometendo ao longo dos anos passados. Enfim, desejo a vocês muita paz, sucesso e, é claro, muitos livros. 

Na coluna de resenhas hoje trago o que prometi semana passada: Torment, da Lauren Kate. Segundo livro da série Fallen.

Título: Tormenta
Autora: Lauren Kate
Editora: Delacorte Press (Internacional) / Galera Record (Brasil)
Sinopse: Inferno na Terra. É assim que Luce se sente ao ficar longe de seu namorado, e anjo caído, Daniel. Levou uma eternidade para eles se encontrarem, mas agora ele diz a ela que deve partir. Apenas um tempo suficiente para caçar os Outcasts – imortais que querem matar Luce. Daniel esconde Luce em Shoreline, uma escola na costa rochosa da Califórnia junto com outros estudantes especiais: Nefilins, os filhos dos humanos com anjos caídos. Em Shoreline, Luce descobre o que são as Sombras, e como usá-las como as janelas para suas vidas passadas. No entanto, quanto mais Luce aprende, mais ela suspeita que Daniel não lhe disse tudo. Ele está escondendo alguma coisa – algo perigoso. E se a versão passada de Daniel não for verdadeira? E se Luce é realmente quis ficar com outra pessoa? 

Em Fallen, conhecemos um Daniel amaldiçoado a se apaixonar muitas e muitas vezes pela mesma garota que, aos dezessete anos sempre tem o mesmo final: a morte. Em Tormenta, vemos que Daniel é muito mais que um anjo que foi expulso do céu porque se apaixonou perdidamente por uma mortal e não pôde se conter, e muitas perguntas surgem na cabeça de Luce. Por que ele se apaixonou justo por ela? Ela tem dezessete anos e ainda não morreu, se todos falam que nessa vida tudo está diferente, será que isso também significa que será diferente para Luce e Daniel? Ele são predestinados a ficar juntos de verdade? Algumas perguntas que Fallen no deixou foram respondidas, mas muitas outras apareceram quando Luce se viu sozinha em um novo colégio, com novos amigos e sofrendo por aqueles inocentes em sua volta que sempre parecem ter um destino trágico.
      
Nesse novo livro, Lauren mostra um pouco do seu pensamento. Céu e inferno não é uma coisa tão preta e branca quando pensei. Mas a escolha deveria ser fácil, certo? Entre o bem e o mal, deveremos sempre escolher o bem... Certo? Não quando existe uma ameaça bem maior, um grupo de anjos expulsos pelo céu e pelo inferno, os Outcasts. (Ainda não sei a tradução oficial) Uns carinhas bem sinistros se querem saber. hahaha
      
O que eu achei mais interessante no livro é que a história se desenvolve durante os dezoito dias de trégua entre o céu e o inferno (e cada capítulo é um dia na contagem regressiva) e que Daniel têm que deixar Luce sozinha para que ela possa descobrir por si só a história dos dois, mas não pode-se dizer que Luce vai andar dentro das regras que o namorado a estipula, o que nos deixa a ponto de matar a garota, que faz uma burrada atrás da outra! Mas é nessas burradas que ela conhece um lado das "sombras" que Daniel não contou, e ainda o que Daniel andou fazendo nos intervalos de dezessete anos em que Luce crescia para mais uma vez encontrá-lo. A verdade é que ela colocou Daniel num pedestal que não existe, ele não é perfeito, faz besteira, mente, é autoritário e espera que a menina faça tudo o que ele mande, defeitos até dizer basta. Já se foi o tempo em que o casal principal era aquele feliz juntos, mas com o mundo todo conspirando contra eles, estilo novela.

Enfim, eu totalmente recomendo o livro. Nos derretemos nas partes de romance, arrancamos cabelos de nervosismo e rimos com os amigos de Luce no seu colégio novo, e ainda temos doses dos nossos personagens preferidos de Fallen, pena que Cam não aparece tanto quanto desejamos, espero mais dele em Passion! E, para me deixar roendo as unhas Lauren Kate me fez o favor de fazer o final mais tenso da história. Por que ela fez isso, cara? Enlouqueceu?

Para finalizar, traduzi um trechinho do livro que eu achei que define muito o pensamento de Luce em relação a Daniel nesse livro:

"Daniel a trouxe para muito mais longe do que Califórnia. Ela a trouxe para séculos de brigas como esta. Através de mortes agonizantes que causaram sofrimento a todos em volta dela – como aquele simpático casal de idosos que ela visitara semana passada. Daniel arruinou a vida daquele casal. Ele matou a filha deles. Tudo porque ele foi um anjo rebelde que viu algo que queria e foi atrás. 
Não, ele não tinha a trazido apenas para Califórnia. Ele a trouxe para uma eternidade amaldiçoada. Um fardo que ele deveria carregar sozinho."
(Capítulo 9, páginas 233–234, edição internacional)


Comentários via Facebook

 
Vector Credits