Resenha: Fallen - Lauren Kate


FallenFallen conta a história de Luce, uma menina que é suspeita de um crime que não cometeu – pelo menos ela acha que não – e devido a isso, foi parar num reformatório. Lá ela conhece Daniel Grigori, que parece não ficar muito satisfeito com sua presença.

Luce cresceu não se sentindo uma menina muito normal, desde pequena ela vê sombras que aparecem nos momentos mais inconvenientes, e somem sem deixar rastros. O aparecimento delas se torna mais frequente após Luce chegar a Sword & Cross (reformatório), e, coincidentemente ou não, na maioria das vezes, na presença de Daniel.


Li muitas resenhas antes de ler o livro, e a maioria reclamou do livro ser muito parado, apesar da história conter várias aberturas para deixar o livro bem emocionante, não passa daquele “chove e não molha.” Quando a Luce consegue se aproximar de Daniel, ele se afasta. Mas não pense que o livro é todo assim, há outros personagens envolvidos na história, como Cam, fofo e romântico,  que é o oposto de Daniel, grosso, mas mesmo assim, charmoso. Ficamos meio na dúvida de com quem queremos que Luce fique. E ainda temos as garotas que Luce conhece no reformatório, algumas bem legais, outras não tão simpáticas assim.

Francamente, o que me deixou tão fascinada pelo livro foi o cenário dele. Quantos livros já li que se passa num reformatório? Nenhum. Podem existir por aí, mas não ouvi falar. Geralmente não gosto de livros que descrevem até o movimento da folha ao cair da árvore, isso deixa ele bem monótono, mas me interessei tanto pelas descrições dela que ficou tudo muito atraente.

Ok, fiquei meio perturbada pela demora para os fatos acontecerem. Fiquei pensando quando o livro iria começar, mas só o que se passava era Luce tentando desvendar Daniel, e ainda sem nenhum sucesso. Ao decorrer do livro, situações aparentemente desconexas aparecem deixando muitas perguntas, e poucas delas são respondidas, nos deixando à espera de Torment, o segundo livro da série.

Se você espera um livro bem ativo do começo ao fim, talvez não tenha aquela vontade de seguir em frente com a leitura, mas eu garanto que vale a pena. Mais ou menos do capítulo quatorze pra frente as respostas chegam como uma avalanche em nós. Algumas coisas foram bem previsíveis – não vou citar nenhuma delas, nem todas as pessoas pensam como eu –, outras me deixaram de boca aberta, tanto que quando o livro acaba a gente fica vasculhando as páginas pra ver se tem alguma frase escondida ou algum parágrafo que deixamos de ler.

Gostar ou não desse livro varia da sua tolerância e paciência para este tipo de leitura. Peço que deem uma chance ao livro, ele talvez não te decepcione, assim como não me decepcionou. Foi um tempo muito bem gasto, uma leitura bem gostosa e me deixou nervosa para ler a continuação e ainda angustiada por querer mais Daniel. Eu amo o tipo de personagem que ele é. Talvez se a Lauren Kate não tivesse dado tal personalidade pra Daniel, eu não tivesse gostado tanto do livro.

Um pena que a continuação vá demorar tanto, previsto pra março de 2011. Fazendo com que nos reste a comprar o livro em inglês ou baixar traduções por fãs. Bom, mas vale o esforço. E o terceiro livro da série (Passion) tem previsão para ser lançado em inglês em junho de 2011.


Comentários via Facebook

 
Vector Credits