Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie



Tenho que dizer, que eu só comprei esse livro porque estava em uma promoção bem bacana. Nunca me interessei de verdade em ler Agatha Christie, o gênero dos seus livros não faz meu estilo. Mas quando me deparei com a oportunidade de poder ter três livros dela em mãos, eu comprei, sem contestar.

Não posso negar, ela é maravilhosa. Simplesmente isso. Eu nunca imaginei que um livro pudesse me prender tanto, a ponto de eu lê-lo em quase um dia.

O livro Assassinato no Expresso do Oriente é envolvente, misterioso, e em certas vezes até me meteu medo. Especialmente quando eu tava lendo à noite e a luz da minha casa faltou.

A história inteira, nós acompanhamos o detetive Hercule Poirot tentar desvendar quem foi o assassino de um dos passageiros do Expresso, que para a época do ano está incomumente lotado. Pistas falsas são colocadas no caminho do detetive, que só entrou no trem com o simples objetivo de chegar em casa após rejeitar um caso, e acaba se metendo em uma nova investigação contando com a ajuda de um médico e de um amigo, que encontrou antes de embarcar no trem.

A narrativa do livro é fácil, prende a atenção do leitor e consegue passar os fatos sem forçar nada, sem parecer artificial ou sem ter um drama extra-classe. Uma coisa que eu achei muito legal também foi o fato do livro ter sumário e dele ser dividido em três partes, o que nos deixa ainda mais ansiosos para saber o fim da trama.

Confesso que eu fiquei um pouco perdida no meio livro, porque se você não tiver o raciocínio rápido - e eu não tenho - você fica sem ter a mínima idéia do que eles estão falando, em especial pela fato da história conter muitos personagens. São doze suspeitos, doze pessoas de nacionalidades diferentes envolvidas em um mesmo caso.

Uma outra coisa que eu achei muito legal foi o destaque que eles deram às características racionais e físicas de cada um dos suspeitos, que envolvia um italiano, vários americanos e principalmente franceses. Várias falas do livro são mencionadas em francês, e eu, como acho a língua linda e pretendo estudá-la em breve, me encantei.

E por fim, quando eu chego ao final do livro, louca pra saber quem é o tal assassino, eu me surpreendo mais uma vez. Nunca na minha vida, que eu iria imaginar uma coisa daquelas. A inteligência de Agatha é inacreditável.

Mesmo que não faça seu estilo, eu recomendo e muito você experimentar viajar nessa incrível história cheia de mistérios e casos mal resolvidos.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits