O Falso Príncipe, Jennifer A. Nielsen



  • Título: O Falso Príncipe
  • Autor(a): Jennifer A. Nielsen
  • Editora: Verus
  • Ano: 2012
  • Páginas: 298
Em uma terra muito distante, a guerra civil é iminente. Para unificar o reino, um nobre chamado Conner trama um plano ousado, procurando por um garoto que se passe pelo filho desaparecido do rei e assuma o trono. Quatro órfãos são forçados a competir pelo papel, entre eles o rebelde e esperto Sage. O garoto sabe que os motivos de Conner são mais do que questionáveis e que sua vida está por um fio - se ele não for escolhido como príncipe na farsa, será morto. Seus rivais tem suas próprias táticas para vencer, e Sage não pode confiar em ninguém. Depois que Sage se muda do orfanato miserável onde vivia para o suntuoso palácio de Conner, os planos de seu novo mestre vão ficando mais e mais claros, até que finalmente a terrível verdade é revelada, provando-se muito mais perigosa do que qualquer mentira na qual ele já acreditou.

O Falso Príncipe estava na minha wishlist faz meses! Apesar de não fazer exatamente meu estilo próprio de leitura, não pude evitar me encantar pelo enredo com o qual eu nunca havia me deparado. Pareceu algo que me guardaria tantas surpresas, tanta angustia que eu ficaria agarrada no livro até que eu tivesse terminado. Mas foi muito mais que isso: foi um protagonista pelo qual eu me apaixonei, personagens que você não sabe se ama ou se odeia, sentimentos confusos e um livro indo para a lista de preferidos. O que há para não se amar?

Sage não passa de um órfão com uma personalidade forte, arrogante, mas nenhuma habilidade especial a não ser o talento para roubar e – quase – nunca ser pego. Então, tanto a gente como o próprio Sage se pergunta: o que será que fez Conner escolhê-lo para um plano para tomar a coroa de Carthya. Acontece que toda a família real – o rei, a rainha e seu primogênito – estão mortos, e isso pode fazer com que uma guerra civil estoure. Ninguém quer isso! Para completar, o príncipe mais novo, Jaron, está desaparecido há cinco anos e Conner afirma ter as provas de que ele também está morto. Qual é o seu plano? Buscar órfãos espalhados pelo país e fazer deles o príncipe há muito perdido. Eles seria educados e treinados como um príncipe, mas só um seria escolhido. Sage está cada vez mais certo de que o destino daqueles que não forem escolhidos não será nada piedoso.

O livro seguiu no ritmo desta breve sinopse. O Falso Príncipe é um daqueles livros que fazem com que pensemos neles mesmo quando ele está fechadinho e longe da gente. Criei minhas próprias teorias e expectativas, algumas estavam certas, outras estavam bem longe disso. Jennifer A. Nielsen levou sua história com muitas surpresas e reviravoltas, mas eu realmente não estava preparada para tudo o que aconteceu naquele final. Acontece que poucos livros são escritos em primeira pessoa e causam um choque tão grande no leitor quanto esse. Sage, posso dizer, não é um narrador nada confiável. Ele pode até nos falar o que está pensando, mas não vai fazê-lo de forma completa. Simplesmente aceitamos que ele é uma criatura rebelde e faz o que quer, quando quer. Mas há muito mais por trás de todas as suas ações.

Acontece que se O Falso Príncipe não tivesse sido escrito da maneira genial como foi, talvez não tivesse sido uma leitura tão marcante, talvez nem digna de suas cinco estrelas. Um livro bom, com um enredo bastante original, mas sem me conquistar com tanto vigor. Foi sua autora que deu seu toque, que colocou amor em tudo o que fez, em cada passo de seus personagens.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits