Abraçando o mundo dos clássicos




Uma das resoluções que fiz na virada do ano é de que iria ler mais clássicos. Já li alguns clássicos brasileiros na minha época de colégio, mas fora dele perdi o costume por causa da falta da "obrigatoriedade" dessas leituras e li bastante menos. Dando uma revisada na minha estante percebi a necessidade de amadurecer um pouco os meus livros comprados (se é que vocês me entendem!). Apesar de saber que isso pouco importa, o que importa de verdade é o fato de estarmos lendo algo bom e com conteúdo, com os 21 anos chegando aí, bate esse peso na consciência!

Pesquisei, pesquisei e pesquisei. Queria saber por onde começar. Tenho alguns livros de Jane Austen na minha estante, mas queria saber o que mais ler além dela (já que só tinha lido Orgulho e Preconceito e queria aumentar a quantidade de autores lidos). Foi então que achei um artigo incrível publicado no site da revista Época que tem até um infográfico para aqueles que querem se introduzir nesse mundo da literatura assim como eu.

No site, os livros são colocados em três categorias "Para começar", "Quero mais" e "Desafios." O primeiro se define como livros básicos que promovem um pacto imediato e são boa introdução do mundo da literatura. "Quero mais" é quando o leitor já está num estado de uma vez fisgado e inserido num mundo que vai além de bons enredos, o leitor encontra nessas obras a continuidade do prazer de ler. Já a parte de "desafios" consiste em obras que, pelo tamanho ou pela complexidade, se tornaram mitos - e troféus para quem chega ao final de suas páginas.

Resolvi seguir adiante e lançar um próprio desafio a mim mesma, e vou deixar que vocês acompanhem aqui no blog. Todo mês, vou tentar ler pelo menos um livro da lista publicada pela Época (o que é bastante, levando em consideração que estou no meio da produção do meu TCC e estou lendo pouquíssimo) e vou, toda semana, publicar um comentário sobre como está sendo minha experiência. Os posts serão na seguda-feira, pois é no fim de semana que eu leio mais. ;)

Vou começar por Emma, da Jane Austen, pois é a única obra que já tenho na minha estante, o que me dá um bom tempo para ir comprando aos poucos os livros que faltam.

Não vou dar um prazo de validade, não quero me dar a obrigação da leitura, que, apesar de ter me ajudado bastante durante o colégio, termina fazendo com que eu desgoste de alguns livros. A lista tem muitos livros e pretendo respeitar a ordem cronológica e os níveis de leitura. Quero fazer dos clássicos um costume, não uma obrigação. Convido qualquer pessoa a começar, também.

"Ler os clássicos não é um dever, é um direito"
Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) para a Revista Época.

Não deixe de ler o artigo completo.

Comentários via Facebook

 
Vector Credits