Resenha: Apaixonados - Lauren Kate




  • Título: Apaixonados
  • Autor(a): Lauren Kate
  • Editora: Galera Record
  • Ano: 2012
  • Páginas: 182
  • Cortesia da Editora Galera Record
A história de Luce e Daniel comprova a possibilidade do amor eterno. Mas a vida do casal não representa o único tipo de amor possível. Em Apaixonados, Lauren Kate se inspirou nas histórias recebidas pelos fãs ao longo do processo de publicação dos três primeiros volumes da série - Fallen, Tormenta e Paixão. Situado em um momento entre os acontecimentos de Paixão e de Rapture - último volume da série -, Apaixonados é um passeio por diferentes paixões através do tempo, aproximando os leitores das histórias de Miles, Shelby, Roland e Ariane.

A série Fallen foi uma das primeiras histórias de anjos que tive o prazer de conhecer. Bem naquela época que ele estava disputando o espaço com uma que também adoro: Sussurro. Anjos caídos vieram como uma promessa de roubar o brilho dos vampiros na literatura sobrenatural. Pode ser até que não tenham chegado ao auge, mas, para mim, foi um novo mundo a se conhecer. Sobretudo, quando se fala da obra da Lauren Kate, que não poupa conhecimento em seus livros.

Em homenagem ao Dia dos Namorados, a autora produziu esse novo livro que contém quatro contos que não necessariamente seguem a cronologia do final de Paixão. Na verdade, a história do pequeno livro se dá em uma das viagens pelos anunciadores, onde nossos personagens vão parar num Festival de São Valentim, na Idade Média. Em cada conto, temos um casal como protagonista, todos eles acontecem em volta desse festival.

A história começa quando Shelby e Miles, nosso primeiro casal, protagonistas do primeiro conto, saem do Anunciador, com a intensão de voltar para sua escola, mas se encontram em algum lugar na Idade Média, provavelmente a Inglaterra. O conto foi bom para esquentar para o que estava por vir, mas, falando sinceramente, são dois personagens que não marcaram nos livros anteriores, e, naturalmente, não tiverem nenhum destaque. Seu romance foi sem característica e um tanto forçado. Lauren Kate poderia ter escolhido outros personagens para escrever um conto sobre. Mas não faz mal, porque o que vem a seguir compensa pelo primeiro conto morninho. Primeiro, conhecemos a história de amor de Roland, um tanto triste, intensa e ao mesmo tempo bonita. A terceira, de Ariane, puxou para o lado “Romeu e Julieta” do romance. Foi a que eu mais gostei! E por último, mas não menos importante, Daniel e Luce, claro.

Há controvérsias quando se busca opiniões sobre os livros de Lauren Kate. Digamos que ela não é exatamente uma unanimidade. Algumas pessoas acham sua narrativa lenta e sombria demais, e não conseguem se adaptar ao ritmo de leitura. A autora usou em um livro infanto-juvenil, um tipo de narrativa que é mais usado em livros de romance mais adulto, quando o leitor está mais preocupado com os detalhes, enquanto aquele mais jovem busca mais ação, sem abrir mão de uma boa narrativa.

Vale ressaltar que os acontecimentos de Apaixonados não dão nenhuma dica sobre o que vai acontecer no quarto e último livro da série, Rapture. Quem se interessar pelo livro, deve se desapegar a história de Fallen e tomá-lo como um bom passatempo, com histórias curtas, água com açúcar. Um livro é possível ler em pouco tempo. Para aqueles que não gostam de romance, obviamente, devem evitar, porque é só disso que o enredo é feito. Mas para aqueles que, como eu, adoram, podem ir em frente. Indicado!

Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (4/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Design: (5/5)
Revisão: (5/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits