TOP 5 #01: 5 músicas para 5 séries


Olá pessoal!!

Sou a Mari e este é meu primeiro post como colunista aqui no blog. Minha coluna é a TOP 5 e está programada para sair todas as segundas-feiras. Espero que curtam!

Nesse primeiro TOP 5, resolvi fazer uma lista relacionando duas coisas que, na minha opinião, combinam muito bem: livros e música. Quantas vezes não lemos um livro que nos remete a alguma música? Muitas vezes música e livros se completam, dando um Q a mais para histórias que tanto gostamos.

Aqui mostro para vocês 1 música para cada 1 das 5 séries citadas. São músicas que acho que combinam com a vibe da série, as vezes por causa da letra, as vezes por causa da melodia. Nenhuma delas tem apelo aos casais protagonicos ou algum personagem, e sim a história em geral. Se vocês gostarem, posso fazer um TOP 5 mais tarde com músicas para os casais. Então...vamos conferir??

Obs: clique nas músicas para ver a letra, tradução e ouvi-la.



DELÍRIUM (Delírio)
Autor: Lauren Oliver
Música: RESISTANCE - Muse

Li Delírio a pouco tempo e me apaixonei pela história que tem aquele ar de amor-proíbido-épico, sabem? Durante toda a leitura senti que precisava de uma "trilha sonora" e fiz algo que adoro fazer, que é correr na internet para ver se a autora tinha criado alguma playlist para a obra. O melhor de tudo é que me deparei com a música RESISTANCE, do Muse, na playlist de Oliver e a música é muito perfeita para o livro/série!! Tanto a melodia, quanto a letra. Frases como: "Isto pode estar errado, pode estar errado, Mas devia estar certo." e "O amor é a nossa resistência, Eles vão nos manter separados e eles não vão parar de nos quebrar." se encaixam perfeitamente. Toda a música parece que foi escrita para os personagens de Oliver. Vale a pena conferir, mesmo se você ainda não leu o livro, para ter uma ideia do que te aguarda na leitura.
THE MORTAL INSTRUMENTS (Os Instrumentos Mortais)
Autor: Cassandra Clare
Música: ANGELS ON THE MOON - Thriving Ivory

Se há uma coisa que não é novidade para ninguém é que sou fã das sagas e dos personagens de Cassandra Clare e não existe uma música que me faça lembrar mais de The Mortal Instruments que ANGELS ON THE MOON. Essa música pertence a playlist de Clare para o livro City of Fallen Angels, mas é uma música com um ar tão "batalha-final-emocionante" que se encaixa na série inteira. Talvez a letra não faça uma ligação direta com a história (apesar de eu achar várias semelhanças), mas a melodia com certeza faz.

"Isso é um dia passado nas sombras
E para conhecer o amor de um irmão
Isso é para os anjos da cidade de Nova York
E os rios de nosso sangue
Isso é para todos nós, para todos nós"

Tem como não se lembrar dos Shadowhunters??

THE INFERNAL DEVICES (As Peças Infernais)
Autor: Cassandra Clare
Música: DREAM ON - Aerosmith

Cassandra Clare marcando presença de novo. Sorry, é inevitável. O primeiro livro desta série está programada para ser lançada no Brasil em maio deste ano. Por se passar na Londres Vitoriana, eu sinto um vibe mais dramática, mais sombria, mais cinza nesta série. Menos ação, mais sentimentos a flor da pele e sofrimentos. Quando escuto DREAM ON, do Aerosmith, com todo aquele tom dramático, sempre me lembro dos personagens de TID. Uma das principais caracteríscas dos personagens dessa série é o fato dos protaginistas terem um passado sombrio e um futuro incerto, além de carregarem um "fardo".
"Todo mundo tem que pagar suas dívidas na vida."
HUSH HUSH (Sussurro)
Autor: Becca Fitzpatrick
Música: YOU SHOOK ME ALL NIGHT LONG - AC/DC

AC/DC. Oi? Patch? Sim. Acho que não sou a única que pensa em AC/DC quando está lendo as cenas do Patch. A banda tem tudo a ver com o anjo bad-boy. Mas essa música em especial me lembra muito toda a dinamica da série. É como se eu imaginasse as perseguições com o carro, as voltas na montanha-russa Arcanjo, as brigas, as voltas no ipe, etc. Toda aquela ação e toda aquela química entre Patch e Nora, para mim, estão expressas nessa música. Talvez não tanto na letra (eu acho que a letra faz sentido, mas ok), mas não negue: o ritmo é contagiante.
THE IRON FEY (Os Encantados de Ferro)
Autor: Julie Kagawa
Música: ¿DÓNDE ESTÁ EL PAÍS DE LAS HADAS? - Mecano

Série que adoro, que não é tão popular aqui no Brasil, infelizmente. Toda aquela magia, tudo aquilo de Cortes das fadas, aquele mundo mágico e sombrio, aquele Q de País das Maravilhas... Eu amo espanhol e conheço um pouco da música hispânica, Mecanos foi uma banda muito conhecida principalmente nos anos 80 e enquanto lia The Iron Fey, me lembrei na hora dessa música instigante, instrumental e sombria.
Eaí, o que acharam? Conhecem mais alguma música que lembre alguma dessas séries? E outras séries? Também costumam fazer playlist para os livros?

Comentários via Facebook

 
Vector Credits