Resenha: Delírios de Consumo na 5ª Avenida - Sophie Kinsella





  • Título: Delírios de Consumo na 5ª Avenida
  • Autor(a): Sophie Kinsella
  • Editora: Record
  • Ano: 2002
  • Páginas: 464

Becky Bloom está de volta. E com um cartão de crédito pronto para a ação. É assim que ela encara Nova York, para onde se muda para acompanhar Luke, seu namorado, que troca a Inglaterra por um emprego nos Estados Unidos. A meca mundial do consumo parece um jardim do éden para essa compradora compulsiva. Mas quando começam a chegar suas faturas de cartão de crédito, o paraíso acaba se transformando numa verdadeira sucursal do inferno na Terra.
Um romance hilariante que chegou às principais listas de mais vendidos da Inglaterra. E com o qual todas as mulheres acabam se identificando.

Quem acompanhou minha resenha sobre o primeiro livro da série de Becky Bloom, sabe que eu adorei a história, o cenário, a narrativa e tudo o que estava contido naquelas páginas! Simplesmente me apaixonei pelo “mundo” que Sophie Kinsella criou! E acredito que minhas palavras não sejam uma surpresa para ninguém, pois de todas as pessoas com quem conversei e que já tinham lido pelo menos um livro da série, não ouvi nenhuma palavra negativa.

O primeiro livro deu um final bem, digamos, “feliz,” pois, se Sophie tivesse decidido não continuar escrevendo sobre a Becky, não deixaria seus leitores nas mãos. Mas quem disse que você quer esperar para ler o próximo? Rebecca é a personagem mais fofa e irritante que existe, construída de uma forma tão sensata, cheia de defeitos e qualidades, que nos faz gostar dela “apesar dos apesares.” A única pergunta que ficou é: Será que ela realmente levou jeito?

Becky Bloom agora é uma estrela de TV, um grande sucesso com sua aparição no quadro de conselhos sobre finanças pessoais. Ela está ganhando mais. E gastando mais também. Sophie Kinsella juntou dezenas de clichês para formar uma narrativa linda. Pode parecer que estejamos lendo um chick-lit bobo, com uma garota que só pensa em roupas e sapatos (e mais outras coisas, afinal, o que ela realmente gosta é de comprar!), mas, no final, ele trás vários ensinamentos, com uma “moral da história” nas entrelinhas. Era de se esperar que, depois de todo o que ela passou no primeiro livro, Becky iria aprender a se controlar, mas a verdade é que nossa personagem querida nunca vai mudar. Vai ser sempre aquela mulher que quer viver todas as sensações intensamente e não se preocupar com as conseqüências, tornando-a um tanto ingênua e infantil.

Senti falta, porém, do cenário de Nova Iorque. Com o título do livro, esperei um “ar” totalmente novo, mas as únicas coisas que conhecemos são os interiores das lojas, bancos de taxis. O máximo que ganhamos é o passeio turístico que a Becky faz (que deveria durar 3 horas, mas nos primeiro 10 minutos ela já desvia o caminho pra dentro de uma loja). Quem quiser visitar NY e não faz ideia de onde comprar roupas e sapato, ah, disso a Becky entende, e nos ensina com competência! Portanto, se você espera descrições de cenário, provavelmente este livro não vai suprir essa necessidade, apenas um guia turístico de shopaholic para shopaholic!

Os mesmos personagens fofos que conhecemos, voltam para nos alegrar! E ainda aparecem novos. Sophie Kinsella tem uma mágica nos dedos que faz que nos apaixonemos pelas pessoas através de seus defeitos. E manteve todas aquelas características únicas em seus personagens que ela nos mostrou no primeiro livro, foi completamente fiel até agora, e acredito que será até o fim. Um destaque para Becky e Suze, as melhores amigas mais fofas do mundo literário!

O livro possui mais de 460 páginas, o que assusta um pouco o leitor que está buscando uma leitura leve (cujo livro do qual estamos falando se encaixa perfeitamente nessa descrição), mas a narrativa flui de uma forma tão natural que é possível ler 100 páginas e nem sentir o tempo passar. Fora a diagramação, que consiste em uma fonte grande!

Acabei por perceber que o filme é a mistura de todos os livros em uma história só. Eu tinha percebido que ele tinha algumas cenas do primeiro livro, e agora identifiquei outras como sendo as do segundo. Se eu continuar lendo (e, com certeza, irei), provavelmente acharei ainda mais!

Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (4/5)
Facilidade de Leitura: (5/5)
Design: (4/5)
Revisão: (3/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits