Indicação #06: Arctic Monkeys



Quem nunca ouviu Fluorescent Adolescent que atire a primeira pedra! Tenho certeza que você conhece essa música e se não conhece, já ouviu, mas não sabia o nome e muito menos quem tocava, não é? Pois é, digo isso porque antes de eu conhecer a banda, eu conheci a música e não fazia ideia de que era Arctic Monkeys que tocava. Foi depois de começar a andar com uma galera alternativa daqui da rua, que conheci bandas do estilo rock alternativo, e isso não faz muito tempo. Comecei a ouvir Arctic Monkeys da metade do ano passado e não parei mais. Já fui a dois tributos deles aqui em Recife e o som dos caras é ainda melhor ao vivo, acreditem.

Bom, Arctic Monkeys faz parte do cenário indie rock da Inglaterra, assim como Oasis já foi (e eu sinto muita falta) e como Franz Ferdinand. Antes de se tornar uma banda grande e de sucesso, os meninos do AM formavam uma banda de garagem com o nome de "Bang Bang". Após ganharem guitarras de presente no natal de 2001, Alex (vocal) e Jamie (guitarra), vizinhos até então, resolveram  montar uma banda com os seus amigos do colégio Andy, que tocava baixo e Matt, que se tornou o baterista. Eles começaram tocando covers de bandas como Led Zeppelin.

O nome "Artic Monkeys" surgiu após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções. Depois dos primeiros shows, em 2003, eles começaram a gravar CDs demos e os fãs foram colocando as músicas na internet. Os fãs também criaram um perfil da banda no My Space. E foi graças a essa grande divulgação que não só os amigos mais próximos e os familiares conheceram o som da banda, mas também centenas de pessoas que ouviam através da internet  (tá vendo SOPA?). E o coro de pessoas cantando suas letras nos shows ficou mais alto.

Em maio de 2005 eles lançaram seu primeiro EP, Five Minutes with Arctic Monkeys, com apenas 1500 cópias em CD. Em junho, assinaram contrato com a Domino Records e logo depois, tocaram no Carling Stage, palco reservado para bandas menos conhecidas. Em outubro do mesmo ano, a gravadora lançou o single I Bet You Look Good On The Dancefloor, que é uma das minhas preferidas. A música foi direto para o primeiro lugar nas vendas dos compactos simples do Reino Unido, com 38.962 cópias. A música faz parte do primeiro álbum da banda, o Whatever People Say I am, That's What I'm Not.

Show da banda no Lollapalooza 2011 em Chicago
Após o lançamento do EP Who The Fuck Are Arctic Monkeys?, o baixista saiu e ficou no lugar dele o Nick O'Malley, que toca na banda até hoje. Inicialmente, ele só iria substituir o Andy, mas acabou ficando definitivamente na banda. Bom, não encontrei informações do porquê disso. Pode ter sido pelo simples fato do Andy, assim como algumas pessoas, não terem curtido o linguajar sujo do EP lançado e resolveu sair. Bom, nunca se sabe o que passa na cabeça desses músicos.

O último álbum deles se intitula Suck It and See, que foi lançado em 2011, e comparado ao primeiro, é uma obra prima. Eles evoluíram muito de 2006 pra cá. Eles mudaram a pegada das músicas sem mudar o estilo e conseguiram chegar a um resultado muito bom, diga-se de passagem. Uma das minhas músicas preferidas desse álbum é a Library Pictures, Black Treacle, que é o single mais recente deles e Don't Sit Down 'Cause I've Moved Your Chair. Gosto muito também de All My Own Stunts, tem uma pegada muito indie, e o sotaque de Alex é a coisa mais linda. Sou gamada em música britânica justamente por isso, o sotaque!

"Lately I've been seeing things/ Belly button piercings, in the sky, at night/ When we're side by side And I don't mean to rain/ On anybody's cabriolet/ One of those games/ You're gonna lose/ But you wanna play it just in case/ Now it's getting dark/ And the sky looks sticky/ More like black treacle than tar/ Black treacle,/ Somebody told the stars/ You're not coming out tonight/ And so they found a place to hide" -  Black Treade - single do álbum Suck It and See
A história do AM não é curta e digo que vale a pena procurar um pouco mais sobre a banda por aí. Minha Indicação não passa de um pequeno resumo do histórico dos caras. Caso você queira ver mais da banda, aconselho entrar no site oficial e ver todos os álbuns e singles. Eles têm um catálogo bem legal por lá. E ah, escute o primeiro álbum deles primeiro, tenho certeza que você vai se apaixonar de primeira, assim como aconteceu comigo. Caso ainda não saiba, eles vão participar do festival Lollapalooza, que acontecerá em São Paulo, nos dias 7 e 8 de Abril desse ano (é, eu não vou, muito triste).




A BANDA



  • Nome: Arctic Monkeys
  • Origem: Sheffield, Inglaterra
  • Gênero: Indie Rock, Rock alternativo
  • Em atividade: 2002 - presente
  • Integrantes: Alex Turner (guitarra e vocal); Jamie Cook (guitarra); Nick O'Malley (baixo); Matthew Helders (bateria e vocal de apoio)
  • Discografia: Suck It and See (2011); Humbug (2009); Favourite Worst Nightmare (2007); Whatever People Say I am, That's What I'm Not (2006)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits