Resenha: Insaciável - Meg Cabot




  • Título: Insaciável
  • Autora: Meg Cabot
  • Editora: Galera Record
  • Ano: 2011
  • Páginas: 504

Cansado de ouvir falar de vampiros? Meena Harper também. Mas seus patrões estão fazendo ela escrever sobre eles de qualquer maneira, mesmo que Meena não acredite neles. Não que Meena não esteja familiarizada com o sobrenatural. Veja, Meena Harper sabe como vamos morrer. (Não que você vá acreditar nela. Ninguém nunca acredita). Mas nem mesmo o dom da premonição de Meena pode prepará-la para o que vai acontecer quando ela conhece – e comete o erro de se apaixonar - Lucien-Antonescu, um príncipe moderno com um lado sombrio. É um lado negro que muitas pessoas, como uma antiga sociedade de caçadores de vampiros, preferiria vê-lo morto. O problema é que Lucien já está morto. Talvez por isso ele é o primeiro cara que Meena já conheceu com quem ela poderia ter um futuro. Entenda, enquanto Meena sempre foi capaz de ver o futuro de todo mundo, ela nunca foi capaz olhar para o dela própria. E quando Lucien é o que Meena jamais sonhou como namorado, de repente ele pode vir a ser tornar o seu pesadelo. Agora pode ser uma boa hora para Meena começar a aprender a prever seu próprio futuro... Se ela ainda tiver um.

Vou começar poupando vocês do grande clichê das resenhas de livros sobre vampiros. Eu não vou dizer que estou cansada de histórias de vampiros, porque, verdades sejam ditas, eu não estou. A última vez que eu li um livro sobre o assunto foi Como se livrar de um Vampiro Apaixonado, que eu adorei, e antes dele foi a saga Crepúsculo, quando eu tinha 15 anos (3 ou 4 anos atrás, dependendo de qual dos quatro livros), e na época, como não era uma febre, eu amava. Pois bem, eu me fazia acreditar que não gostava de vampiros, por causa do preconceito. Eu estava errada.

Não consigo me lembrar de qual foi o último livro da Meg Cabot que eu li, mas podem ter certeza que faz bastante tempo. Toda vez que eu via um livro dela, pegava, ficava com vontade de comprar, mas acabava optando por um livro que me interessasse mais, porque eu tinha uma definição preconceituosa de que os livros da Meg eram bobos, apesar de terem enredos muito bons. Mas, como eu não resisto a uma promoção, não pensei nem duas vezes quando vi esse livro na Saraiva quase pela metade do preço! Agora imaginem minha surpresa quando eu comecei a ler.

É impressão minha ou a Meg andou amadurecendo o jeito de escrever? Ou era eu que não me lembrava como a descrição dela é perfeita? O livro é em terceira pessoa, mas a narração da Meg vagava pela cabeça de cada um dos personagens, mostrando suas personalidades fortes. Amei cada um dos personagens com suas perfeições e imperfeições, principalmente o Alaric (meu preferido!). E o mais interessante de toda história foi a mistura com histórias clássicas como Joana D’Arc, São Jorge, a (extinta) Palatina, até o Drácula! Uma mistura que deu mais do que certo.

Outro ponto forte foi a sátira, é uma história de vampiros dentro da nossa realidade “febre vampiresca” onde a saga Crepúsculo e séries de TV como True Blood e The Vampire Diaries reinam a modinha, eu, particularmente, não sou fã de nenhum dos três, então as ironias foram super divertidas. Não que ela tenha falado mal, de jeito nenhum, só que nossa personagem principal não é exatamente a favor dessa moda. Bom, mas, infelizmente, a novela para qual ela escreve, escolheu o enredo dos vampiros, e, a partir daí, eles não largam mais nossa personagem principal, Meena.

Deixo aqui registrado que esse é um dos melhores livros da Meg, e definitivamente Alaric Wulf é uma das minhas novas paixões literárias, ela usou todos os seus recursos para criar um personagem complicado e charmoso. Mas apesar de ser Team Alaric, não posso dizer que Lucien também não é um lindo, esse é, definitivamente, o triângulo amoroso que mais me deixou confusa, mas é isso que faz um bom livro, não é? Mexer com nossos sentimentos definitivamente é o ponto mais positivo de qualquer leitura. Meus parabéns à Meg.


Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (4/5)
Facilidade de Leitura: (5/5)
Design: (5/5)
Revisão: (4/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits