Feliz Dia Nacional do Livro! (+ promoção)


Olá, pessoas! Como está a comemoração do Dia Nacional do Livro? Lendo o dia inteiro, passando o dia em uma livraria?
Programas que eu amo, diga-se de passagem, não precisa nem ser o dia do livro, hahaha.
Mas se você, como eu, decidiu ficar em casa, então espero que possa se deliciar com o post que preparei para vocês (com a ajuda de @maripads, que teve a ideia).

E, como homenagem ao dia NACIONAL do livro, nada melhor do que destacar nossos autores brasileiros, que enriquecem tanto a nossa cultura com tanto comprometimento para nos mostrar que eles têm tanto ou ainda mais talento que autores por aí afora.
Temos também uma entrevista com uma leitora, e mais uma promoção para aqueles que são fãs de um certo livro nacional que foi lançado há pouco tempo e está fazendo um sucesso imenso. Que tal ganhar um marcador autografado dele?

LIVROS

Confira as resenhas de nossos livros brasileiros preferidos.

FAZENDO MEU FILME Paula Pimenta
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

FAZENDO MEU FILME 2 Paula Pimenta
Depois de conquistar milhares de leitores e leitoras, a nossa doce e querida Fani volta ainda mais divertida e encantadora. O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, insegura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez.

FAZENDO MEU FILME 3 Paula Pimenta
"Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito..."


HATHOR Markus Thayer
Inglaterra, 1856 John McBrian é aluno em uma renomada faculdade de Cambridge. Entretanto, sua vida pacata de estudante está prestes a mudar. O que a princípio parecia ser apenas um trabalho de escola coloca o jovem inglês em extremo perigo. Um mistério intrigante, fenômenos inexplicáveis e mensagens criptografadas levam John a cruzar o oceano, onde seu destino o aguarda.

Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante a se conhecer: ela mesma. Quem gosta da coleção “Fazendo meu filme” não pode perder o livro de estreia dessa nova série de Paula Pimenta. Situado no mesmo universo ficcional, temos a oportunidade de acompanhar alguns dos nossos já adorados personagens, três anos antes da história de "Fazendo meu filme” começar. Não perca a 1ª temporada da vida fora de série de Priscila!

TODAS AS ESTRELAS DO CÉU Enderson Rafael
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. "Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

Confira mais aqui.

ENTREVISTA

A entrevistada é minha amiga de infância, Dani Brooman, daqui de Recife, que concordou em dar umas palavrinhas aqui para mostrar a influência da leitura na vida dela, como eu sei que muitos de vocês vão se identificar :)


1. De onde veio sua motivação para ler?
Desde pequena meus pais sempre me incentivavam a ler bastante. Eu ganhava livros da Bruxa Onilda e contos infantis. Depois comecei a procurar livros na biblioteca do meu colégio e acho que li boa parte dos infanto-juvenis que tinha por lá - o que criou meu péssimo hábito de ler durante as aulas, por sinal. Quando meu pai me deu o primeiro volume de Harry Potter, pronto, virei uma maníaca por séries de livro.

2. O que leva você a comprar um livro? Resenhas, indicação de amigos ou confia na sinopse?
Quando eu era menor geralmente procurava as sinopses que eu achava que eram legais, ou parecidas com algo que eu já tinha lido. Ia com meu pai pra livraria e tinha bastante tempo pra ficar por lá procurando algo novo. Quando me tornei mais velha comecei a procurar os livros que meus amigos liam na internet, ver sobre o que era, procurar críticas, e se eu conhecia outros livros do autor.

3. Você tem algum livro preferido? Aquele que nunca se cansaria de ler?
É difícil. Recentemente me apaixonei pelas séries 'Hush, Huhs' e 'Instrumentos Mortais', mas às vezes me pego lembrando e folheando livros que eu gostava quando mais nova como Sherlock Holmes, A Mediadora e até mesmo os Diário da Princesa. Mas acho que o que eu não viveria sem é Harry Potter. Cada vez que eu leio descubro novas coisas, tenho novas interpretações dos fatos, por saber o que realmente a Rowling tinha planejado pros personagens, e isso me instiga a ler-los sempre.

4. O que um livro precisa para ser definido como bom?
Uma boa história, às vezes nem sempre tão nova. Até os maiores clichês podem virar livros muito interessantes se o autor souber como carregar os fatos. Personagens com características marcantes, personalidades fortes, são sempre uma boa dica também, pois costumam manter a história com alguma ação. Saber dosar bem é algo essencial. A quantidade certa de romance, ação, suspense e um pouco de drama fazem a mistura perfeita.

5. Como você gosta de ler? Em que lugar da casa, que posição?
Geralmente deitada no sofá ou na cama, depende da movimentação da casa. Mas sempre que eu me empolgo eu acabo me sentando, indo pro chão, deitando de novo, não consigo parar quieta.

6. Qual é a sua opinião sobre o preço dos livros no Brasil? Acha caro ou barato? Por quê?
Acho caro. Os impostos que são cobrados sobre os livros são absurdos. Muita gente deixa de comprar por causa dos preços, e acaba baixando na internet, o que só faz as editoras aumentarem ainda mais o preço, e entrar em um ciclo vicioso. Por isso sempre acabo dando preferência para os do tipo pocket ou paperback. É o único modo de sustentar o vício quando se vive de mesada. (E no final das contas fica até mesmo mais fácil de carregar pros cantos).

7. Já abandonou algum livro? Se sim, por quê?
Infelizmente, sim. Ás vezes a história fica cansativa, e eu acabo me envolvendo com livros mais interessantes. Embora o último tenha sido por falta de tempo. Fiquei mais de seis meses parada por causa das aulas, e quando voltei já tinha me perdido na história e nos personagens, e agora não tenho tempo para recomeçá-lo.

8. Você lê mais de um livro por vez?
Eu já fiz isso algumas vezes, mas nunca dá muito certo. Sempre acabo deixando um de lado quando o outro começa a ficar mais empolgante, e ai pra voltar depois é complicado. Por isso prefiro ler um por vez agora, até porque falta tempo.

9. Quanto tempo, em média, você demora para ler um livro?
Depende muuuito. Tem vezes que eu não consigo parar. Quando é pequeno pode ser em questão de horas, como aconteceu com 'Crescendo'. O último, Cidade das Cinzas, eu li em três dias por causa das aulas, mas minha vontade era de não largar nem para comer. Outros eu já demoro mais, meses até, como com 'Comer rezar amar'. Não que ele seja ruim, pelo contrário, mas não tem aquela ação dos outros, e é um livro pra se parar e refletir em alguns momentos. Então basicamente é inversamente proporcional a quantidade de ação e proporcional a quantidade de provas que eu tenho.

10. Quantos livros você tem na sua estante, atualmente? Você se arrepende de ter comprado algum? Qual foi seu melhor investimento?
Os que são REALMENTE meus, são cerca de 28, mas estou esperando um chegar. Tem ainda muitos que são meus e da minha irmã e que foram presente dos meus pais, e um emprestado de uma amiga. Arrepender de ter comprado, acho que não. Alguns ainda não consegui ler, mas acho que vou gostar deles, mesmo que sejam só pra distrair a cabeça. Existem alguns que eu ganhei que não me empolguei tanto, mas espero um dia conseguir terminar todos e mudar de opinião (: Acho que meus melhores investimentos foram as minhas séries, como 'Hush, Hush' e ‘Instrumentos Mortais’. São livros muito bons, que eu vez eu outro gosto de folhear e ler algumas cenas novamente, então se fossem emprestados seria um desastre. Além de ficarem tão bonitinhos juntos *o*

PROMOÇÃO

Para presentear nossos queridos leitores, decidimos fazer uma pequena promoção. Não é grande coisa, mas acredito que quem é familiarizado com a nossa querida autora brasileira, Paula Pimenta, vai gostar!
Quem comentar nesse post estará concorrendo a um marcador autografado de Minha Vida Fora de Série.
Para participar basta deixar um comentário aqui (um comentário relevante, ok? Nada de coisas bobinhas), e no final escreva o seu nome de seguidor (é necessário estar seguindo o blog pelo Google Friend Connect) e seu e-mail para que entremos em contato.
O sorteio será feito no dia 11 de novembro.
Boa sorte!


Comentários via Facebook

 
Vector Credits