Resenha: Fazendo Meu Filme 3 - Paula Pimenta


Outras resenhas:


"Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito..."

Eu achei que já tinha me surpreendido o suficiente com a série da Paula Pimenta. Achei que a história de Fani e Leo já tinha dado tudo o que tinha que dar nos dois primeiros livros, que a partir desse terceiro, eu iria começar a me irritar, e que iria começar algo forçado, para esticar a quantidade de livros, como vemos muitos autores fazendo por aí afora. E, adivinhem: eu estava errada.

Percebi certo amadurecimento dos personagens, principalmente da Fani e do Leo. Eles não são mais aqueles bobinhos que escondem o que sentem que conhecemos no primeiro livro. Nesse terceiro, nós nos deparamos com um casal que se esforça para conseguir o que quer, Fani realmente parece disposta a fazer tudo dar certo entre eles dois, afinal, ela finalmente conseguiu ficar com o cara que ela gosta, nem ninguém para atrapalhar, não tem mais uma namorada ou um oceano entre eles. E é a partir daí que os problemas mais maduros começam a aparecer. Conheci traços das personalidades dos dois que não ficaram muito evidentes nos primeiros livros.

Confesso que às vezes eu me via chateada com o modo como Leo tratava o ciúme dele, e como Fani sempre ia atrás da cabeça das amigas dela ao invés de seguir o próprio instinto. Mas que graça tem um livro se não ficamos com vontade de bater e xingar os personagens quando eles estão fazendo bobagens? É isso que nós queremos, certo? Queremos conhecer pessoas novas, entender a cabeça de personagens que sejam diferentes de nós, afinal, se fomos tão parecidos com eles, não precisaremos esperar pelo final para saber como vai acabar.

Outra forma de amadurecimento que vi nesse livro, foram as conversas entre Fani e as amigas dela. Não ficamos vendo ela remoer o fato de que não está com o Leo, como nos outros. Nesse terceiro, a verdadeira adolescência é retratada (mesmo que eles já estejam na faculdade), nada mais de inseguranças do tipo “será que ele gosta de mim?”, agora a Fani se depara com algo muito mais complexo. Será que ela está preparada para sexo? Ela ama o Leo, mas será que ela está preparada para algo desse tipo. Ela se sente muito mais madura desde que voltou da Inglaterra, mas ainda se sente como uma menina quando se trata de sexo. E parece que as amigas dela sentem a mesma coisa em relação à Fani, o que irritou tanto a ela quanto a mim. As histórias da Paula contaram várias versões de meninas perdendo a virgindade, através das amigas da Fani, o que achei bem interessante, e extremamente importante.

Como alguns de vocês me falaram nas outras resenhas que fiz dos livros de Fazendo Meu Filme, esse é, de fato, o melhor dos três.

Mais uma vez, não posso deixar de parabenizar a autora por mais um trabalho, que é uma pena estar acabando no quarto livro que será lançado nesse segundo semestre. Por mim, a história da Fani continuaria em infinitos livros. Pelo menos temos mais uma série da autora vindo por aí, não é?

Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (5/5)
Facilidade de Leitura: (5/5)
Design: (5/5)
Revisão: (5/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits