Autores internacionais confirmados para a XV Bienal do Rio de Janeiro


Em sua 15ª edição, a Bienal do Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores. Este ano, entre 1º e 11 de setembro, o grande evento literário do país — um dos principais marcos do calendário da cidade — colocará grandes autores de todas as partes do mundo em contato direto com o público brasileiro.

Confira abaixo a lista dos autores internacionais com presença já confirmada para a Bienal:

Alysson Noël: a americana Alyson Noël, popular entre o público juvenil, escreve a série de fantasia Os Imortais, que já tem mais de 240 mil exemplares comercializados no Brasil. O quarto volume da saga, Chama Negra, acaba de ser publicado pela editora Intrínseca, que prepara ainda para este ano o quinto (Nightstar) e a estreia da nova série Radiance.





Anne Rice: a escritora americana publicou em 1976 o romance Entrevista com o vampiro, no qual rejuvenesceu e humanizou a figura clássica da criatura das trevas, se tornando referência para várias gerações de autores e leitores. A autora, que já esteve no Brasil a passeio e nunca escondeu a simpatia pelo país, pela primeira vez se reunirá com os brasileiros para debater sua obra e trajetória. Todos os livros da autora vêm sendo reeditados, com novo projeto gráfico, pela editora Rocco. Na Bienal, Anne Rice lançará o romance De Amor e Maldade, segundo volume da trilogia iniciada em novembro de 2010 com Tempo dos Anjos.



Audrey Niffenegger: além de escritora, é artista plástica, professora e autora de uma vasta coleção de gravuras, pinturas, desenhos e quadrinhos. Chegou a produzir graphic novels, uma delas publicada ano passado no jornal inglês The Guardian. Atualmente trabalha em seu próximo livro, The night bookmobile, que conta a história de uma menina que sofre de hipertricose (transtorno que afeta o crescimento dos pelos) e precisa encarar a vida social na escola. Em sua estreia, em 2003, com A Mulher do Viajante do Tempo, Audrey alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times e foi adaptado para o cinema no drama romântico Te amarei para sempre. Seu segundo romance, Uma Estranha Simetria, foi lançado no Brasil em março deste ano.

Hilary Duff: estreou em 2010 como escritora com o livro Elixir, onde co-escreveu juntamente com Elise Allen, o livro virou best-seller na lista do jornal The New York Times. e terá uma continuação chamada Devoted, plnajeada pra lançamento em outubro de 2011. Hilary nasceu em 28 de Setembro de 1987, em Houston, Texas. Aos 13 anos, se mudou para a Califórnia com a família. É filha de Bob e Susan Duff, que hoje é produtora de filmes. Essa Texana ficou mudialmente famosa ao intepretar a protagonista do seriado Lizzie McGuire, da Disney Channel.
Lauren Kate: autora de Fallen, primeiro romance de uma série de fantasia, que, após ter figurado na lista dos mais vendidos do New York Times, foi publicado no Brasil em 2010 pela Galera Record e conquistou um grande número de fãs por aqui. A continuação, Tormenta, confirmou o sucesso da saga, que terá o terceiro capítulo, Paixão, lançado pela própria Lauren Kate durante a Bienal. Fallen teve os direitos adquiridos pelos estúdios Disney e deve chegar aos cinemas em 2012. Lauren Kate está trabalhando no quarto livro da série, que encerrará a saga.


Lisa Sanders: é consultora técnica da série de TV House, sucesso de audiência no mundo todo e autora de Todo Paciente Tem Uma História para Contar - Mistérios Médicos e a Arte do Diagnóstico. O livro permite ao leitor testemunhar o processo de solução de diversos casos misteriosos, cheios de pistas falsas, pseudossoluções e desafios. Lisa é também clínica geral da Faculdade de Medicina da Universidade Yale e escreve a coluna mensal “Diagnóstico” na New York Times Magazine.


William P. Young: é filho de pais missionários e morou durante boa parte de sua infância em uma comunidade tribal de Papua Nova Guiné. Apesar de ser ex-seminarista e do teor religioso de seu livro, Young afirma ter deixado de seguir a religião católica. Já trabalhou como DJ, salva-vidas, ator e empresário. O romance A Cabana, best-seller que figura há cerca de três anos entre as primeiras colocações nas listas de mais vendidos, já vendeu mais de dez milhões de cópias somente nos Estados Unidos. No Brasil, onde foi lançado pela Sextante, já são mais de 2,5 milhões de exemplares comercializados.







Além desses principais autores, a Bienal também vai contar com a presença de Abraham Verghese, Amitav Ghosh, Deborah Harkness, Gonçalo M. Tavares, Leonard Mlodinow, Michael Connelly, Scott Turow, Robert L. Wolke, Susan Casey e Patricia Schultz.

E aí galerinha, curtiram? Eu curti bastante, mas como eu não moro no Rio, eu só tenho a lamentar por perder uma oportunidade única dessas, não é? ): Queria muito ver a Lauren e a Anne. E qual o preferido de vocês?

Comentários via Facebook

 
Vector Credits