Resenha: Desventuras em Série (Mau Começo) - Lemony Snicket



Caro Leitor,

Sinto dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças.

No primeiro volume, os três jovens têm que lidar com o repulsivo vilão, dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêncio calaminoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio como café da manhã.

É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o inpeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas mais alegres, se é isso que você prefere.


Respeitosamente,
Lemony Snicket.

Que tal começar a ler um livro sem final feliz?

Conheci a série de livros através do filme lançado em 2004, “Desventuras em Série”, que consiste nos três primeiros livros da serie. Sempre adorei o filme, mas nunca tinha parado para começar a ler os livros, e devo dizer que não me arrependi. Bom, apesar da clássica carta ao leitor que eu mostrei para você no início, não é? Na verdade, esta carta tem um efeito quase contrário do que tem escrito nela! Nos deixa ainda mais curiosos, porque apesar de saber que é um livro triste e com pouquíssimos acontecimentos felizes, tinha aquela chama da esperança que talvez as coisa possam dar certo para os irmãos Baudelaire.

De início, o que chama atenção é a inteligência de Lemony Snicket, ou, se preferirem, Daniel Handler (já que Snicket é seu pseudônimo). O livro é um banho de vocabulário, e conhecimento, uma vez que seus personagens são crianças extremamente inteligentes, que adoram ler, descobrir o funcionamento de coisas... e morder. Com um humor negro e engraçado, ele transformou um livro que normalmente nos deixaria com o coração na mão, em uma leitura divertida.

Violet, Klaus e Sunny nos ensinaram que apesar de tudo, existe sempre algo ao qual podemos nos agarrar. Nossa família, nossos amigos. Apesar de parecer que não há uma saída, que aqueles momentos felizes estão nos abandonando, eles podem voltar, sim. O importante é ficar perto daqueles que nós amamos, e dos que nos amam.

Se você gosta dos livros estilo conto de fadas (apesar de ser um livro um tanto negativo, ele deu sim a impressão de estar lendo um conto de fadas), com vilões, mocinhos, bem e mal, este conceito bem preto e branco, este é um livro que você certamente poderá se interessar e dificilmente não gostará. Mas se você não gosta, bom, dê uma chance.

Geral: (4/5)
Narrativa: (5/5)
História: (4/5)
Facilidade de Leitura: (4/5)
Capa: (3/5)
Diagramação: (5/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits