Resenha: Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta


Antes de qualquer comentário sobre o livro, eu gostaria de parabenizar a Editora Gutenberg pelo excelente trabalho de edição e revisão. O livro contém um projeto gráfico praticamente perfeito, incluindo páginas que simulam a matéria de uma revista, a capa de um CD, o boletim da protagonista Fani, dentre outros recursos que me fizeram envolver na história mais ainda. E, sem esquecer a autora, que só agora pode entender e confirmar a expressão “Meg Cabot brasileira.” Confiram a sinopse do livro aqui.


Fazendo Meu Filme me levou de volta para os corredores do colégio, que, apesar de não fazer muito tempo, me fez perceber o quanto me faz falta. Paula Pimenta soube colocar dentro de um livro exatamente o que se passa na cabeça de uma menina de dezesseis anos, aquela falta de problemas, mas que ainda assim vê problemas em praticamente tudo. Todas as inseguranças e alegrias de Fani eu consegui entender, porque eu já passei por tudo aquilo, e, me flagrei desejando voltar aos dezesseis anos e viver todos aqueles momentos bons.

Um dos maiores pontos positivos do livro são os personagens e suas personalidades, talvez eu não tivesse gostado tanto assim se eles não fossem tão cativantes. Fani consegue ser aquela protagonista que só faz uma besteira atrás da outra, e cada vez mais vai cavando o próprio buraco, mas ao invés de achá-la irritante, nos pegamos com vontade de entrar no livro, agarrar Fani pelos ombros e dar uns conselhos para ela acordar e ver a solução dos próprios problemas de baixo do nariz, mas, acima de tudo, nós a entendemos! O mesmo acontece com Leo, que também faz suas burradas. Enfim, eles são humanos.

A leitura foi leve, bastante prazerosa, e – devo acrescentar – viciante. Daqueles livros que começamos a ler e, quando menos percebemos, já se passaram três horas. Tentarei ler os dois próximos volumes antes de o quarto e final ser lançado no segundo semestre. Eu simplesmente não acredito que nunca tinha lido esta série. Totalmente recomendado!
Geral: (5/5)
Narrativa: (5/5)
História: (5/5)
Facilidade de leitura: (5/5)
Capa: (5/5)
Diagramação: (5/5)

Comentários via Facebook

 
Vector Credits