Resenha: Feios - Scott Westerfeld


Sei que vai ter gente querendo me matar por essa resenha, mas é que de uns tempos para cá, eu venho me tornando um pouco chata quando o assunto é livro.


Bem, quando vi Feios na livraria (e foi antes mesmo de eu ouvir falar da existência dele), o que primeiro me chamou a atenção foi a capa, pra depois o título me deixar um pouco cética.


Fiquei super empolgada pra ler depois que eu virei o livro e li a sinopse. Achei que seria algo que realmente fosse me prender, pois além de se passar em mundo totalmente diferente do nosso, o livro, apesar de ser “futurista” aborda um tema muito atual, que é a questão da estética. Querendo ou não se torna uma crítica ao que estamos vivendo.


Tally é uma menina que está prestes a completar 16 anos e prestes também, a passar por uma cirurgia e se tornar “perfeita”. Tally não vê a hora que o seu 16º aniversário chegue e ela possa se tornar perfeita para morar em Nova Perfeição e reencontrar seu melhor amigo, Peris, que já passou pela cirurgia.  


A história é narrada em terceira pessoa e logo no primeiro capítulo nos deparamos com Tally tentando invadir Nova Perfeição em busca do seu melhor amigo. Não sei se foi um bloqueio meu, ou coisa assim, mas eu não consegui de jeito nenhum, imaginar Tally como uma adolescente. Eu sempre imaginava ela como uma criança, o por que disso, eu tento descobrir até hoje. Às vezes eu penso que é porque as atitudes dela não eram de uma adolescente de 15 anos, enfim.



Para a infelicidade de Tally, ou não, na fuga de Nova Perfeição ela conhece Shay, que vai acabar atrapalhando seus planos para tornar-se uma perfeita.


Achei que o autor poderia sim ter desfrutado mais do tema, descrevendo coisas que realmente fizessem a diferença para o desencadeamento da história. Scott tem um tipo de narrativa diferente, onde os diálogos não fazem aquela diferença na história. Chegou a ter partes que eu cansei de ler o livro, de verdade. Considerando a rapidez com que eu lia os outros livros, eu demorei um pouco mais pra terminar esse, devido a partes totalmente monótonas.


Outra coisa que eu achei difícil de imaginar foi a cidade dos Enferrujados. Pode ter sido outro bloqueio meu, mas tive problemas para entrar no ambiente.


Bom, eu sei que vou ser criticada até o fim da vida, porque pelo que eu já li, as pessoas realmente gostaram do livro, mas enfim, essa é a minha opinião. Espero que tenham gostado.


E a continuação de Feios está aí, Perfeitos já foi lançado há um bom tempo e eu quero ler. Quem sabe eu não mude de ideia e acabe achando o livro realmente de tirar o fôlego? 


Segue o link para quem quiser visitar o site oficial da série, que é muito bem feito. Vale a pena dar uma olhada: http://www.record.com.br/seriefeios/


Comentários via Facebook

 
Vector Credits